(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Concurso nacional seleciona quatro projetos para requalificar viadutos de BH

Espaços debaixo de viadutos em BH ganharam equipamentos para integrar a população com a cidade


postado em 01/02/2014 06:00 / atualizado em 01/02/2014 07:55


Espaço para artes, esporte e lazer e até albergue para catadores de papel e moradores de rua. É vasta a lista de equipamentos detalhados nos projetos arquitetônicos vencedores do concurso para requalificação dos baixios de viadutos de Belo Horizonte, proposta que visa integrar a cidade com a população que por ali transita. As quatro propostas ganhadoras foram eleitas entre 62 projetos inscritos na seleção aberta pela prefeitura em novembro de 2013. O resultado foi divulgado nessa sexta-feira. A ideia é dar nova cara à parte de baixo de quatro equipamentos da cidade: o Elevado Castelo Branco, que liga os bairros Barro Preto e Carlos Prates; o Viaduto Cinquenta e Dois, na Avenida Silva Lobo, sob a Avenida Amazonas; o Viaduto Engenheiro Andrade Pinto, no Barreiro; e o Viaduto Pedro Aguinaldo Fulgêncio, que faz a ligação da região hospitalar com o Bairro Floresta. A lista de vencedores não tem mineiros. O concurso que é de abrangência nacional elegeu arquitetos de São Paulo e Campinas (SP) e Porto Alegre (RS).

Um grupo de três paulistas levou o prêmio em duas propostas. São deles os projetos da requalificação do Elevado Castelo Branco e do viaduto da Silva Lobo. Enquanto este último trabalha com a ocupação do espaço voltada para a prática esportiva e de lazer, com playground, balanços, pista de skate, bicicletário, entre outros equipamentos, o Castelo Branco foi integrado à população de rua e aos catadores de papel. O destaque da proposta é a instalação de um albergue formado por contêineres empilhados. São oito “cômodos” na parte superior para abrigar população de rua, trabalhadores locais ou mochileiros e viajantes. Na parte de baixo serão instalados banheiros, restaurante popular, praça de alimentação, administração do albergue, entre outros.


“Ao pensar uma intervenção para o local, analisamos as necessidades do espaço e das pessoas, para que estas fossem integradas. A possibilidade de ter um espaço de pernoite para quem vive ali une arquitetura com política pública”, explica um dos autores do projeto, o arquiteto Vinícius Capela, de 27 anos. Ele afirma que a escolha pelo contêiner está relacionada ao custo e ao caráter efêmero das cidades. “Além de mais barato do que fazer uma obra física, o material pode ser readaptado, com retirada ou colocação de novos conteineres, de acordo com a demanda. É uma intervenção rápida e que permite a reconfiguração do lugar a longo prazo”, diz.

ALBERGUE A proposta agradou quem trabalha diretamente com moradores de rua em BH. Membro da comissão julgadora do concurso, a coordenadora do comitê de monitoramento das políticas para a população de rua, Soraya Romina, diz que a proposta é completamente viável. “O projeto do Castelo Branco conseguiu ir além das questões arquitetônicas e pensar a cidade a partir das pessoas. A prefeitura, como estabelece o edital, não tem obrigação de implantá-lo, mas essa é uma ideia muito pertinente”, afirma Soraya. Ela diz que, se as intervenções forem adiante, serviços como abordagem social, saúde e cultura podem ser agregados às atividades do albergue.

No Viaduto Pedro Aguinaldo Fulgêncio, o destaque do projeto é a implantação de uma passagem aérea para pedestres e ciclistas. Já o equipamento urbano do Barreiro terá espaço para exposições e artes. O próximo passo da PBH é analisar melhor os projetos. De acordo com o arquiteto da Secretaria Adjunta de Planejamento Urbano, Mauro Ribeiro, o edital não determina que as propostas serão mesmo implantadas. Cada vencedor ganhou R$ 8 mil.
Elevado Castelo Branco: albergues em contêineres para dar apoio a moradores de rua. Perspectivas nos viadutos na Silva Lobo e no Barreiro
Elevado Castelo Branco: albergues em contêineres para dar apoio a moradores de rua. Perspectivas nos viadutos na Silva Lobo e no Barreiro


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)