(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Missa de Ano Novo é marcada pela confiança em dias melhores


postado em 02/01/2014 00:12 / atualizado em 02/01/2014 07:28

Jefferson da Fonseca Coutinho

(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press.)
(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press.)


Mais perto do céu, a 1.751 metros de altitude, cerca de 400 fiéis participaram da Missa de Ano Novo, no Dia Mundial da Paz. Na primeira manhã de 2014, adultos e crianças, pais e filhos, dedicaram preces de agradecimento e renovaram a confiança em dias melhores. No topo de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, homens e mulheres também testemunharam a igreja católica descer do altar, mais próxima de seus seguidores, numa demonstração clara das intenções do novo papado de olhar mais e melhor a família, “escola do amor”.

Ao fim do sermão no alto da montanha, dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano, esteve ao pé do altar, depois de dizer sorrindo que não deixaria a Igreja Nova das Romarias sem antes abraçar cada um dos presentes. E abraçou todos que o buscaram. Durante a missa, o celebrante chamou a atenção para os desafios do novo ano e falou em “dívida da sociedade” com os mais necessitados. “Temos cenários difíceis do mundo porque são muitos os corações que precisam ser tocados”, ressaltou.

Dom Walmor destacou que o segredo da consciência cidadã está no coração de cada um. “O coração exemplar de solidariedade e de fraternidade de Maria. O coração da paz”. O arcebispo citou o papa Francisco ao dizer que “a fraternidade é o fundamento indispensável a construção da paz”. Frase que tocou o coração de Estela Maris Valentino, de 15 anos, que vê na ajuda a quem precisa o caminho de um futuro melhor.

A estudante, na companhia dos primos Letícia, de 12, e Caio, de 11, diz que, neste novo ano, gostaria que houvesse mais entendimento entre as pessoas. “Vejo no diálogo, que começa em casa, a solução para muitos dos problemas que vivemos. Não adianta punir sem educar, sem cuidar”, sugere. Caio, de Governador Valadares, na Região Leste de Minas, mostra-se confuso com as reflexões propostas pela missa: “São tantas as coisas que tenho que pensar”, sorri.

FRATERNIDADE Letícia, moradora de Santa Luzia, cidade vizinha de Caeté, como a prima Estela, guardou a fala de dom Walmor sobre a fraternidade. “Chamou a minha atenção porque tenho o coração mais aberto, com alegria. Gosto de ajudar as pessoas”, pontua. As duas, parentes e amigas, aproveitaram as férias e o primeiro dia do ano para apresentar o Santuário da Serra da Piedade a Caio, o primo caçula. Não decepcionaram o visitante, que diz jamais ter conhecido lugar mais bonito.
Enquanto os mais jovens aproveitam o fim da missa para fazer fotos no calvário, os mais velhos queriam a bênção dos padres presentes. O casal de empresários Márcio Coelho, de 40, e Gabriela Alvarenga, de 29, veio para agradecer o bom 2013 que viveu. Emocionados, trouxeram as imagens de Nossa Senhora Aparecida e do Sagrado Coração de Jesus para receberem as bênçãos de dom Walmor. “São eles os protetores da nossa empresa”, diz Gabriela.

Cristiane Matos, de 39, com a pequena Júlia, de cinco meses, no colo, também veio com a família para agradecer e pedir “um ano abençoado”. Maria Inez Santos Silva, de 64, veio de Ipatinga, no Vale do Aço, rogar especialmente pela juventude. “Peço rumo para os adolescentes, que estão muito perdidos. Tenho um neto adolescente que vai muito bem, mas a minha preocupação também é com os outros”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)