(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva deixa 21 mortes e 51 cidades em situação de emergência em Minas

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) confirmou, na tarde desta sexta-feira, mais três mortes no Estado em decorrência da chuva


postado em 27/12/2013 20:58 / atualizado em 27/12/2013 21:06

Em Virgolândia, chuva deixou ao menos dois mortos e outras oito pessoas desaparecidas
Em Virgolândia, chuva deixou ao menos dois mortos e outras oito pessoas desaparecidas

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) confirmou, na tarde desta sexta-feira, mais três mortes em decorrência da chuva em Minas Gerais. Com isso, sobre para 21 o número de vítimas no período chuvoso da temporada 2013 / 2014. Ao todo, 51 municípios mineiros já decretaram situação de emergência por causa dos estragos provocados pelos temporais.

Entre as mortes incluídas no balanço da Cedec estão de dois homens que foram levados pela enxurrada em Virgolândia, na Região do Rio Doce. Os corpos de Elias Rodrigues e Luiz Gonçalves de Almeida foram encontrados na tarde desta sexta-feira pelo Corpo de Bombeiros. O número de vítimas pode ser ainda maior. Segundo o secretário de Finanças do município, Aurelindo Fernandes, pelo menos mais oito pessoas seguem desaparecidas.

A tromba d'água atingiu a cidade na noite de quinta-feira, fazendo o rio Palmital subir três metros acima do nível normal. A força das águas deixou um rastro de destruição na cidade, que teve casas destruídas e carros arrastados pela correnteza. Conforme o secretário, das 3 mil moradias existentes no município, 2 mil foram afetadas de alguma forma pela chuva. Dentre as casas, 10 foram totalmente destruídas e levadas na enxurrada.

O outro óbito incluído no balanço foi o do motociclista Allison Pablo da Silva Rocha, de 17 anos. De acordo com a Defesa Civil de Buritizeiro, na Região Norte do Estado, um temporal causou a queda de várias árvores na BR-365. Uma delas acabou atingindo o jovem, que morreu na hora.

A chuva que caiu durante a madrugada foi acompanhado por fortes rajadas que vento, que chegaram a atingir 160 km/h e destelhou cerca de 30 residências. Pelo menos 40 pessoas ficaram desalojadas. A prefeitura municipal informou que a maioria conseguiu abrigo em casa de parentes e o restante está recebendo auxílio moradia.

A Cedec também analisa a morte de um homem que foi encontrado morto após ser levado pela correnteza em São João do Manteninha.

Estragos

Os estragos provocados pelos temporais já fizeram 51 municípios decretarem situação de emergência. Os últimos que entraram na lista foram Capitão Enéas, Coronel Fabriciano, Pocrane, Governador Valadares, Buritizeiro, Serro, Itamarandiba, Aricanduva, Ipatinga, São Pedro do Suaçuí, Angelândia, Coluna, Itanhomi, Itueta, Nova Belém, Cristália, São João da Ponte.

Ao todo, 6.959 pessoas ficaram desalojados e 2.460 desabrigados. Mais de sete mil casas foram danificadas e outras 116 destruídas. Em relação as pontes, 229 sofreram danos e outras 112 destruídas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)