(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grupo ocupa casarão no Santa Efigência para transformá-lo em espaço cultural


postado em 26/10/2013 16:45 / atualizado em 26/10/2013 16:55

Cerca de 50 pessoas ocuparam neste sábado um casarão abandonado no Bairro Santa Efigênia, na Região Leste de Belo Horizonte. O imóvel, que pertence ao estado, foi o primeiro Hospital Militar da capital, inaugurado em 1913, e suas portas estavam fechadas desde 1980. De acordo com os ocupantes, a ideia é transformar o lugar em um espaço para as atividades artísticas da cidade.

A casa foi invadida pela primeira vez na quinta-feira à noite e, neste sábado, a ocupação foi concluída. O local passará a se chamar Espaço Luiz Estrela, uma homenagem a um morador de rua que era poeta e amigo dos artistas, que foi assassinado no Centro de BH, em junho. A primeira medida tomada pelo grupo foi organizar um mutirão para limpar o lugar.

O imóvel fica na Rua Manaus, no número 348. Segundo os ocupantes, o espaço foi inaugurado em 1913 para receber o Hospital Militar da Força Pública Mineira, primeiro Hospital Militar de Belo Horizonte. "O ex-presidente Juscelino Kubitschek foi um dos médicos deste hospital. Em 1940, ele deixou o cargo para assumir a prefeitura de Belo Horizonte. Em 1946, o hospital foi transferido para seu endereço onde funciona até hoje, na Avenida do Contorno, 2787, também no Santa Efigênia. Na época, a casa passou a ser usada como uma escola até o seu fechamento em 1980", informa o texto dos ocupantes entregue na sexta-feira à população.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)