(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com bandeiras do Brasil, 225 cubanos chegam a Minas para trabalhar no Mais Médicos

Os 225 profissionais cubanos que desembarcaram no início da manhã desta quinta-feira no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Grande BH, foram para um alojamento em Venda Nova


postado em 03/10/2013 08:48 / atualizado em 03/10/2013 09:20

Os profissionais formados em Cuba estavam com bandeiras de Cuba e do Brasil(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A.Press)
Os profissionais formados em Cuba estavam com bandeiras de Cuba e do Brasil (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A.Press)

Com bandeiras de Cuba e do Brasil, 225 profissionais cubanos desembarcaram no início da manhã desta quinta-feira no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Eles foram selecionados para trabalhar em Minas Gerais no Programa Mais Médicos. O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, recebeu os médicos. Ao todo, 450 estrangeiros formados em Cuba irão atuar no Estado.

Veja mais imagens da chegada dos cubanos no Aeroporto de Confins

Os cubanos saíram de um avião fretado na tarde de quarta-feira em Havana. A aeronave pousou no Aeroporto de Confins por volta das 6h20. Os profissionais cubanos desembarcaram de jalecos brancos com bandeiras de Cuba e do Brasil. Em seguida, foram colocados em cinco ônibus e levados para o Sesc Venda Nova, onde ficarão alojados.

Antes de seguirem para o alojamento, os profissionais se mostraram confiantes e com vontade de atuar no Brasil. “Viemos trabalhar  e ajudar o povo brasileiro onde nossa presença for necessária. As condições podem ser boas ou não. Não sei o que vou encontrar. Vim trabalhar aonde for preciso”, diz Higino Rodriguez, de 50 anos, que é graduado há 21 anos.

Primeiros registros liberados

O Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) liberou os primeiros registros provisórios a profissionais com diploma estrangeiro do Programa Mais Médicos que atuarão no estado. O anúncio foi feito nessa quarta-feira pelo novo presidente do órgão, Itagiba de Castro Filho. Ao todo, 10 médicos receberam a autorização. Outros 28 devem ser liberados até o fim desta semana. Os intercambistas estão autorizados a trabalhar em cinco municípios: BH (cinco bolsistas), Passos (dois), Sabará, Rio Pardo de Minas e Santa Helena de Minas

Os primeiros registros liberados fazem parte dos 13 primeiros pedidos protocolados no CRM/MG. A liberação foi feita nessa segunda-feira pelo procurador do Conselho, que recebeu o oficial de Justiça e entregou as boletas que têm de ser pagas para os profissionais serem autorizados. Os documentos só foram emitidos nesta quarta-feira.

Ao todo, 450 estrangeiros formados em Cuba irão atuar no Estado(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A.Press)
Ao todo, 450 estrangeiros formados em Cuba irão atuar no Estado (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A.Press)
Ao todo, 42 registros provisórios foram requisitados, sendo que destes, quatro estão com problemas na documentação, como falta de carimbo no diploma e filiação. De acordo com o CRM/MG, outros 28 estão aguardando o pagamento da boleta e deverão ser emitidos até o final da semana.

Cobrança

Empossado na terça-feira, o novo presidente do CRM-MG, Itagiba de Castro Filho, afirma que a entidade acionará a Justiça contra o Ministério da Saúde caso não sejam informados os endereços dos locais onde os intercambistas atuarão e os nomes de seus supervisores e tutores acadêmicos. Itagiba considera os dados necessários para que o órgão possa fiscalizar o trabalho dos bolsistas.

As críticas de Itagiba ao Mais Médicos são semelhantes às de seu antecessor, João Batista Gomes, que renunciou para não ter de conceder os registros. “O programa não resolve os problemas da saúde da população. É preciso aumentar o número de leitos para internação, ampliar o número de leitos das unidades de tratamento intensivo e os exames complementares.”( Com informações de Luiz Ribeiro)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)