(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndios consomem três unidades de conservação em Minas

Em dois dos parques, as chamas já foram controladas por brigadistas. Ocorrências de incêndios diminuem nos últimos oito meses em relação a 2012


postado em 26/08/2013 16:39 / atualizado em 26/08/2013 16:52

De janeiro a outubro foram registrados 2.464 focos de calor em Minas Gerais(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
De janeiro a outubro foram registrados 2.464 focos de calor em Minas Gerais (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

O tempo seco e o longo período de estiagem fazem aumentar o número de incêndios em Minas Gerais. Nesta segunda-feira, militares e brigadistas combatem pelo menos três focos em unidades de Conservação Estaduais. Em comparação com o ano passado, o número de ocorrências diminuiu nestes primeiros oito meses. Porém, há preocupação com os próximos 90 dias, quando o índice de casos sobe consideravelmente.

Desde sábado, brigadistas combatem um incêndio no Parque Estadual Serra do Cabral, em Buenópolis, na Região Central de Minas Gerais. O fogo começou em um local conhecido como Coqueiro do Sol e se alastrou rapidamente. Aproximadamente 16 funcionários conseguiram controlar as chamas no início da tarde desta segunda-feira. Um avião Air Tractor e outros cinco veículos foram empenhados no combate. A área queimada ainda não foi informada.

Outro incêndio controlado é na Serra do Sabonetal, em Itacarambi, na Região Norte de Minas Gerais. As chamas começaram na manhã deste domingo. Seis funcionários e quatro bombeiros combateram as chamas e conseguiram controlá-las nesta segunda-feira. Três carros, duas motos e dois aviões foram empenhados. A área queimada também não foi divulgada.

Na tarde desta segunda-feira, brigadistas combatem um incêndio no Monumento Natural Estadual de Itatiaia, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. Funcionários conseguiram chegar no fogo por volta das 15h e pediram reforço para funcionários de Ouro Branco. O que causou as chamas ainda é apurado.

Incêndios diminuem em 2013

Desde o início do ano, as ocorrências de incêndio diminuíram em relação ao mesmo período de 2012. Em apenas dois meses, o número de queimadas foi superior. Porém, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) segue em alerta para os próximos meses. “De agosto até outubro temos uma grande incidência dos incêndios. Antes estávamos conseguindo controlar as queimadas, mas agora estamos com o número grande de incêndios”, explica Rodrigo Bueno Belo, Diretor de Prevenção e Combate a Incêndio Florestais.

Segundo Rodrigo Belo, a maioria dos incêndios é causada pelo homem. “Eles são provocados pelo descuido, como queima de pastagem, fogueira mal apagada, cigarros, entre outros, e as vezes intencionalmente”, afirma. A população pode ajudar as autoridades denunciando queimadas próximas a áreas de conservação ou em grandes áreas verdes. Basta ligar para o número 0800 283 2323, ou para o Corpo de Bombeiros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)