(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mineiros de Ouro apresenta meninas notáveis

Adolescentes de escola pública de Santa Luzia, na Grande BH, despontam no esporte para concretizar sonho de competir numa olimpíada. E lutam por apoio e patrocínio


postado em 17/08/2013 06:00 / atualizado em 17/08/2013 07:53

(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)


Há muito em comum entre Bárbara Carvalho Campos, de 12 anos, Maria Eduarda Almeida, de 14, e Thais Natividade Batista, de 16. São naturais de Santa Luzia, na Grande BH. Estudam na mesma escola, a Municipal Dona Quita. E, por último, são motivo de orgulho não só para os mineiros: as três praticam esportes e já estão a caminho das conquistas. O que não é comum entre elas é a modalidade esportiva que escolheram. Mas a estrada que percorrem rumo à realização é exigente e elas não podem segui-la sozinhas. Precisam de apoio, o que ainda não chegou.

"A maioria das meninas pratica o arco recurvo. Prefiro o composto. Em 2020, quero estar na Olimpíada" Bárbara Carvalho Campos, 12 anos, arco e flecha (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Bárbara pratica arco e flecha, na modalidade arco composto. Filha de pai fotógrafo e mãe economista, é campeã brasileira infantil. Um impulso para sonhar com a Olimpíada de 2020. “No Brasil não vou poder competir, pois ainda não terei 16 anos, idade mínima para participar.” A garota praticava tiro com espingarda de ar comprimido. Acompanhava o pai, adepto do esporte. “Mas, aos 10 anos, conheci o arco e flecha. Gostei de cara.” Desde então, treina duas vezes por semana. “Comecei em outra modalidade, o recurvo, mas me adaptei melhor ao arco composto.”

Falta a Bárbara patrocínio. Ela até já teve apoio de uma empresa luziense, mas o contrato acabou. O equipamento é caro e há as viagens para participar de competições. “As despesas são altas, principalmente na compra do material.” A mãe, orgulhosa, não desiste. Faz rifas, sorteios, pede ajuda a parentes, amigos, para não deixar morrer o sonho da menina, aluna do 7º ano do ensino fundamental e a única praticante desse esporte em escolas públicas da região metropolitana. “Ela é inteligente e tem ótimo aproveitamento em sala”, diz a professora Karla Regina Silva Carvalho, diretora da Dona Quita.

Medalha

"Competir é importante, mas ganhar é sempre bom. Por isso, não desisto: treino cinco horas por dia" Maria Eduarda Almeida, 14 anos, ginástica aeróbica (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Maria Eduarda está no 9º ano do fundamental. O esporte dela é a ginástica aeróbica, uma combinação de ginástica clássica e dança. Com a graça de seu corpinho miúdo, a garota acaba de voltar de Las Vegas (EUA) com a medalha de prata do International Aerobic Championship. Competiu com 55 concorrentes de vários países no infantojuvenil. “Só perdi para a norte-americana”, diz, sem lamento. Pelo contrário, com muito orgulho e a medalha no peito. Pena que sua modalidade não seja olímpica, o que pouca ou nenhuma diferença faz para Maria Eduarda.

Unir ginástica e dança não é tarefa fácil. Por isso, Duda, como é conhecida na escola, treina cinco horas por dia, com um simpático sorrisinho nos lábios. Também ressente de patrocínio. O pai é funcionário da UFMG e ajuda com o que pode. A mãe, dona de bufê, faz bingos e rifas para bancar as viagens da menina quando convidada a participar de competições fora da Grande BH. “Sou mineira, não desisto”, diz a garota, de olho no Mundial da categoria, ano que vem, em Cancún (México). “Se a ginástica aeróbica fosse modalidade olímpica, com certeza estaria dentro.”

Ppromessa

"Não tinha noção do que poderia ser até conhecer o vôlei. Agora, vejo que ele pode ser meu futuro" Thais Natividade Batista, 16 anos, vôlei (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Thais, filha de caminhoneiro, se destaca pelo 1,76m de altura. É forte. E, se tudo correr bem, vai longe como ponteira no vôlei. Entre seus triunfos está a conquista do Campeonato Mineiro Infantojuvenil pelo Minas Tênis Clube. Venceu o Olímpico na final. Exibe, orgulhosa, três troféus. “Fui eleita a melhor jogadora e melhor atacante. O outro é pelo título.” Ela já chegou à Seleção Mineira da categoria e sabe que, com dedicação, pode ir mais longe, talvez até a Seleção Brasileira.

A mãe, enfermeira, é responsável por essa promessa do esporte. “Depois das aulas, ficava em casa, sem nada para fazer. Minha mãe entendeu que precisava fazer alguma coisa, praticar esporte, por exemplo. Fui para o vôlei. No início, nem gostava. Mas fui pegando jeito e passei em testes no Olímpico, no Makenzie e no Minas. Preferi o Minas, pela estrutura.” Mesmo jogando em clube, levar o esporte adiante não é fácil para Thais, que cursa o últim ano do ensino médio. Ela precisa comprar material e as viagens são bancadas pelas jogadoras. É outra que só chegou aonde está pelo esforço da família.

 

Incentivo na sala de aula

A caminhada vitoriosa das três meninas não seria possível também sem o apoio da Escola Municipal Dona Quita, hoje uma referência na rede pública de ensino. Mas o que elas já fizeram faz brilhar os olhos de Daniel Werneck, professor de educação física da escola. “O que a gente faz aqui é investir no ser humano, não propriamente em um atleta vencedor. O surgimento delas foi pelo talento natural.” Essa formação ciadadã vem da forma como Karla Regina e seu corpo docente conduzem o ensino, de forma participativa, na qual os estudantes têm vez e voz nas decisões.

Quem se habilita a patrocinar uma dessa três campeãs, possíveis motivos de muitas comemorações dos mineiros no arco e flecha, na ginástica aeróbia e no vôlei? Dou-lhe uma, duas…E o martelo fica no ar à esperam da terceira batida.

Serviço: Acesse, compartilhe e dê sugestões de personagens www.mineirosdeouro.com.br

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)