(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Violência diminui no segundo mês do ano em Minas


postado em 06/03/2013 07:56

Os índices de criminalidade violenta em Minas Gerais e Belo Horizonte reduziram em fevereiro na comparação com janeiro deste ano. Mas, ainda assim, repetem a tendência de alta quando a comparação é feita com o mesmo mês de 2012. As estatísticas de crimes violentos, crimes violentos contra o patrimônio e homicídios do estado, da capital e região metropolitana e das 28 cidades do interior com mais de 100 mil habitantes foram divulgadas pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Em Minas, a maior alta ficou por conta dos crimes contra o patrimônio. Em fevereiro, houve aumento de 16,7% em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 5.612 registros para 6.455. Os crimes violentos tiveram queda de 6% no segundo mês do ano, mas na comparação com fevereiro de 2012, o aumento foi de 15%. As ocorrências de homicídios consumados tiveram uma tímida redução de 2% este ano. Mas, se a análise tiver como base o ano passado, o crescimento foi de 16,7%.

Em BH, a diminuição de crimes violentos e contra o patrimônio em fevereiro (em relação ao mês anterior) superou a média estadual – 6,2% e 7,9%, respectivamente. Mas no quesito homicídio, a capital teve mau desempenho. O número de casos aumentou de 47 para 57 (+ 21,3%). Na comparação com fevereiro do ano passado, todas as modalidades de crime registraram crescimento. Crimes violentos, contra o patrimônio e homicídios tiveram alta de 10,2%, 10,7% e 3,6%, respectivamente. Chama a atenção ainda o crescimento do número de vítimas de homicídio na capital: foram 59 em fevereiro e 47 em janeiro (+25,5%).

A Seds informou ainda que, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, 17 das 28 tiveram diminuição nos números na comparação com o mesmo período do ano passado. O destaque foram Divinópolis, no Centro-Oeste, e Ibirité, na Grande BH. No primeiro caso, foram oito homicídios no segundo mês do ano passado e três em fevereiro deste ano. No município da Grande BH, a quantidade de assassinatos caiu de nove para três.

Investimentos


A secretaria acrescentou que serão investidos R$ 600 milhões em segurança pública este ano e no próximo. De acordo com o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, já estão assegurados cerca de R$ 400 milhões do financiamento obtido com o Banco do Brasil, que serão aplicados em mais de 120 obras e ações de ampliação do sistema de defesa social, como contratação de novos policiais, tecnologia, treinamento e viaturas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)