(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas tem 12 mortes por causa da dengue neste ano e oito cidades com epidemia da doença

Metade das 12 mortes foi registrada em Uberaba, na Região do Triângulo mineiro. Número de casos no primeiro bimestre de 2013 já ultrapassou o total do ano passado


postado em 28/02/2013 16:18 / atualizado em 28/02/2013 16:40

As autoridades já acenderam o sinal de alerta para o aumento dos casos de dengue em Minas Gerais. Balanço divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) indica que 12 pessoas já morreram por causa da doença e outras 48.720 foram infectadas. O número de registros nos primeiros dois meses de 2013 já superou o total do passado, quando 46.681 pessoas contraíram o vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. Em 2012 foram 13 óbitos em todo o Estado. Oito cidades mineiras estão com epidemia de dengue.

O Secretário Estadual de Saúde,  Antônio Jorge de Souza Marques, afirmou durante coletiva na tarde desta quinta-feira, no Expominas, em Belo Horizonte, que o aumento da incidência da doença se deve à circulação de um novo vírus. “A suspeita de todo um ambiente técnico é a circulação do soro tipo 4. Tenho a convicção de que é um fator muito forte para o aumento a introdução desse vírus”, disse. Outro motivo apontado foi o descaso de prefeitos. “Determinados municípios negligenciaram o combate ao vetor no segundo semestre do ano passado”, declarou.

Das mortes registradas em Minas, seis aconteceram em Uberaba, na Região do Triângulo Mineiro, sendo uma por dengue hemorrágica e outras duas em Montes Claros, no Norte de Minas. Também foram registrados óbitos em Buritizeiro, Ituiutaba, Ipanema, São João da Ponte.  Segundo o secretário, as situações mais preocupantes são em Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Uberaba, Ituiutaba, Buritizeiro, Pirapora, e Ibiá. Nesses municípios já é considerada a situação de epidemia de dengue.

Na capital

Balanço divulgado nessa quarta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA) indicou aumento de 92% no número de casos na capital mineira em apenas uma semana. Até ontem, foram confirmados 1.165 casos da doença na cidade, com o maior número deles na Região da Pampulha, que teve 218 pessoas infectadas. Na semana passada, o estudo apontava para 606 casos confirmados de dengue em BH. Para o secretário, não há motivos para preocupação. “Na região Metropolitana, aumentou dentro do limite. Foi um aumento bastante razoável e está longe de uma situação de epidemia”, disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)