(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pai de jovem morto em república alerta jovens sobre riscos dos excessos


postado em 02/12/2012 00:12 / atualizado em 02/12/2012 07:37

Lágrimas, aplausos e muita emoção. Assim, amigos, colegas e parentes enterraram ontem, no Cemitério da Paz, no Bairro Caiçara, Região Noroeste da capital, o corpo de Pedro Silva Vieira, de 25 anos, estudante do segundo período de química industrial da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), que morreu depois de ingerir bebida alcoólica em uma festa na República Saudade da Mamãe, casa federal onde morava. Foi a segunda morte por excesso de álcool em pouco mais de um mês envolvendo alunos da Ufop, moradores de repúblicas estudantis. O pai de Pedro, Ricardo Newton Vieira, aproveitou para chamar a atenção para o abuso de bebidas entre alunos da universidade. Companheiros da moradia estudantil onde o jovem foi encontrado sem vida compareceram ao enterro, mas não se manifestaram sobre a morte do rapaz.


“Inicialmente, o legista disse que a chance de ele ter se engasgado com vômito é pequena, pois parece que foi encontrado pouco fluido na traqueia, que não seria suficiente para chegar ao pulmão e asfixiá-lo”, afirma o pai do rapaz. Mesmo assim, ele admitiu que o filho bebeu em uma comemoração na noite anterior e espera que o fato sirva de lição para estudantes acostumados a abusar de bebidas alcoólicas. “As pessoas precisam ter consciência para não passar dos limites”, diz. Ricardo aproveitou para exaltar o filho, que ele classificou como uma excelente pessoa. “Meu filho viveu 25 séculos em 25 anos. Chegou a trabalhar comigo e tinha o sonho de se formar. Era apaixonado pelo Galo”, completa o pai.
Muitos universitários estiveram no cemitério, mas ninguém quis falar sobre a segunda morte em repúblicas de Ouro Preto. “Não estou em condições de falar nada”, disse uma mulher chorando sob os óculos escuros. “Não vamos dar nenhuma declaração”, afirmou outro estudante. Os amigos e parentes rezaram, bateram palmas e cantaram o hino do Atlético antes do sepultamento. Uma bandeira do clube foi colocada sobre o caixão.


Na página de Pedro no Facebook  surgiram muitos comentários. “Que Deus conforte a família do estudante Pedro Vieira, as inúmeras manifestações de sentimentos demonstram o quanto este jovem era querido por seus amigos”, escreveu Gustavo Guerra. “Meu Deus! Não consigo parar de pensar no Pedro”, registrou Josi Martins. “Este é um dos dias mais tristes da minha vida. Deus levou não apenas o meu melhor amigo, levou o cara que considero como irmão”, postou Lucas Costa. Muita gente homenageou o jovem com fotos em que ele aparece, sempre seguidas de comentários emocionados e letras de músicas.

LAUDO
O laudo atestando a causa da morte de Pedro deve ficar pronto em 30 dias. O Corpo de Bombeiros informou que, no chamado recebido, a informação era de que o jovem tinha bebido muito e vomitado, antes de dormir e morrer. O sargento Carlos Roberto Patrício, que comandou o atendimento, disse que os amigos relataram que Pedro estava muito mal, sendo necessário que uma pessoa o vigiasse durante algum tempo. Os bombeiros chegaram a usar o desfibrilador para tentar reanimar o estudante, mas na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da cidade foi constatado o óbito.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)