(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Brigadistas voltam a combater o incêndio que atinge a Serra da Canastra

Chamas já destruíram 1,5 mil hectares da área da reserva e continuam a se espalhar


postado em 09/09/2012 09:31

As causas do incêndio ainda serão investigadas(foto: ICMBio/Divulgação)
As causas do incêndio ainda serão investigadas (foto: ICMBio/Divulgação)
 

Brigadistas voltaram aos trabalhos na manhã deste domingo para combater o incêndio que assola o Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, no Centro-Oeste do Estado. As chamas já consumiram 1,5 mil hectares da vegetação, o equivalente a 1,5 mil campos de futebol. De acordo com o chefe da unidade de conservação federal, Darlan Alcântara de Pádua, o fogo segue sem controle.

Ao todo, 37 brigadistas e mais quatro aeronaves, duas do Instituto Chico Mendes, e outras duas cedidas pelo Governo de Minas Gerais, tentam acabar com o fogo. Eles enfrentam dificuldades por causa do tempo seco e os fortes ventos que fazem as chamas se propagarem.

Aeronaves são usadas no combate às chamas(foto: ICMBio/Divulgação)
Aeronaves são usadas no combate às chamas (foto: ICMBio/Divulgação)
Os brigadistas tinham a esperança que o fogo se cessasse durante a madrugada de sábado quando passasse pelo Ribeirão dos Coelhos. Porém, as chamas acabaram passando para o outro lado da margem. Somente no mês de agosto, a área de preservação de 200 mil hectares foi vítima de 12 focos de incêndio. No primeiro, o fogo chegou perto das nascentes do Rio São Francisco e a causa, além da longa estiagem, foi a prática ilegal das queimadas por parte de alguns criadores de gado.

Ocorrências na Grande BH

Somente neste sábado, o Corpo de Bombeiros, registraram 55 focos de incêndios na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O fogo consumiu áreas no Parque Estadual Verde Grande, em Matias Cardoso, na Região Norte, na Área de Proteção Especial (APE) Rio Manso, localizada em Brumadinho, Rio Manso, Itatiaiuçu, Bonfim e Crucilândia, Área de Preservação Ambiental de Cochá Gibão, em Bonito de Minas, no Norte, e no entorno do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na RMBH.

Em Nova Lima, moradores do condomínio Residencial Villa Alpina levaram o susto durante a noite. Um incêndio que começou em na Mina da Mutuca, que pertence a Vale, e faz divisa com o conjunto de casas, se alastrou e queimou a vegetação do local. Nenhuma casa foi atingida.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)