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Dnit anuncia edital para duplicar BR-381, a Rodovia da Morte Licitação será aberta em setembro, com previsão de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2013

Valquiria Lopes -

Publicação: 10/08/2012 06:00 Atualização: 10/08/2012 06:43

Duplicação é esperança para acabar com rotinas de acidentes na estrada (Paulo Filgueiras/EM/D.A Press - 3/8/12)
Duplicação é esperança para acabar com rotinas de acidentes na estrada


Depois de três anúncios frustrados em apenas dois anos, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) se arrisca em marcar uma data para o projeto de duplicação da BR–381 sair do papel. De acordo com o superintendente do órgão, José Maria da Cunha, o edital para contratação da obra será lançado em setembro. A previsão é que as obras no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, comecem em março de 2013. Com o novo anúncio, o órgão admite que apenas oito dos 10 lotes previstos no projeto terão obra contratada, o que significa a duplicação do traçado existente de 311 quilômetros. Já os lotes nove e 10, que correspondem a uma variante de 45 quilômetros, entre São Gonçalo do Rio Abaixo e Nova Era, ficam fora do pacote. O trecho que vai desviar a BR-381 de João Monlevade, no Vale do Aço, seria uma alternativa para reduzir melhorar o fluxo de veículos, mas não tem sequer projeto ou levantamento de impactos ambientais.

“O Dnit está concluindo o termo de referência que orienta o processo licitatório e em aproximadamente 30 dias deverá dar publicidade ao edital. A partir daí as empresas podem apresentar suas propostas”, afirmou o superintendente. Uma novidade para a concorrência pública, segundo ele, é que o certame ocorra nos mesmos moldes dos projetos da Copa do Mundo, que tiveram tramitação mais célere. “O processo será mais expresso, dentro de uma modalidade descentralizada em que todas as etapas, que geralmente duravam 180, 240 dias, possam chegar a 90 dias no máximo”, disse, garantindo estar animado com a execução da obra.

Sem arriscar o orçamento total dos serviços, Cunha afirma que a duplicação dos oito lotes terá prazo de execução de dois a três anos. “Aquela é uma região muito movimentada. Não podemos causar transtornos para os motoristas nem prejudicar o uso da rodovia”, informou.

Sobre a duplicação de outros rodovias importantes em Minas, como a BR–040 nos sentidos Belo Horizonte/Rio de Janeiro e Belo Horizonte/Brasília, o superintendente afirmou que estas obras vão ficar à cargo da iniciativa privada. “A 040 está em processo de concessão. A expectativa é que até o início de 2013 o leilão seja feito. Temos contratos em vigência para obras de restauração do pavimento existente”, garantiu. O contrato de concessão está prevista para 25 anos.

Ver para crer

O engenheiro civil e mestre na área de transportes Silvestre de Andrade Puty Filho, recebeu com satisfação a notícia de duplicação da BR-381, mas destacou que prefere ver a obra em curso para comemorar. “Vários anúncios já foram feitos. Tomara que desta vez o processo seja de fato retomado, já que esta é certamente a obra rodoviária mais importante do estado”, disse. Sobre a exclusão da variante, o especialista lamentou: “Infelizmente, duvido que um novo investimento público seja feito, pelo menos a curto prazo, depois que a duplicação for concluída”.

Radares a pleno vapor

Desde segunda-feira, os 213radares instalados em 15 rodovias federais de Minas estão multando os motoristas infratores. Os equipamentos fazem parte dos 750 redutores de velocidade instalados pelo Dnit em todo o país. Do total destinado a Minas, 41 estão na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A instalação dos equipamentos começou a ser feita em fevereiro do ano passado, mas recursos impetrados pelas empresas que participaram da concorrência para a prestação do serviço fizeram com que o funcionamento sofresse atraso de um ano e meio. Até o fim de 2012, a previsão é quemais 208 aparelhos sejam implantados na malha viária que corta Minas, aumentando para 421 o número de radares no estado. O contrato tem custo de operação e instalação de R$ 780 milhões no Brasil e de R$ 120 milhões em Minas, unidade da federação que recebeu o maior número de equipamentos.

Obras em meio às chuvas

O pacote de obras que prevê reparos dos estragos causados pela chuva no túnel do Shopping Ponteio, na BR–356, já começa com previsão de se estender pela estação chuvosa desse ano em algumas áreas. No trecho do centro de compras, onde parte do muro de contenção e parte da passarela cederam, a previsão é que as obras comecem em 15 dias, indo até outubro. Mas em outras intervenções em pontos de erosões e melhorias no viaduto próximo ao BH Shopping a previsão é de que as máquinas trabalhem até dezembro, prazo que pode ser estendido a depender da complexidade dos serviços. Os projetos estão orçados em R$ 3,5 milhões, sendo que o trecho do Ponteio, fechado desde 15 de dezembro, tem valor estimado em R$ 700 mil.

“As obras no túnel do Ponteio se encaixam em um cronograma de 60 dias. Já as demais têm prazo total de 120 dias, que pode se maior. Se não conseguirmos finalizar no menor prazo, antes das fortes chuvas, as máquinas da empresa vencedora da licitação vão se manter mobilizadas para resolver qualquer problema”, afirmou o superintendente do Dnit, José Maria da Cunha. Na avaliação do engenheiro civil e mestre em Engenharia de Transportes, Silvestre Andrade Puty Filho, o avanço da obra durante o período chuvoso é consequência do processo burocrático para licitação da obra.

Segundo Cunha, a concorrência pública normal deveria ter sido cumprida em 120 dias, prazo que se esgotou no primeiro semestre, mas houve problemas com documentação de empresas que tiveram que ser resolvidos.

Esta matéria tem: (26) comentários

Autor: Paulo Barbosa
Quantos editais já foram feitos para a duplicação da BR-381, entre BH à Valadares? Só acredito deoisi que as obras estarem concluidas. Minas sofre, com os gargalos na infraestrutura, principalmente com está rodovia e a BR-040 entre BH à Lafaiete, sem previsão de melhorias, entre elas a duplicação. | Denuncie |

Autor: JOSE CARLOS VIANA
Meus bisnetos , talvez vejam essa BR duplicada..... | Denuncie |

Autor: Patrick Alves
E pq eles conrtinuam mentindo ? Pq sabem que esse povo omisso e bunda-mole não irá fazer nada... O povo tem que para as ruas, reclamar só na net não irá adiantar. Bora marcar todo mundo de ir lá na porta do DNIT fazer um protesto !! | Denuncie |

Autor: valmir marques
"Há 30 anos estou escutando essa notícia...Tenho 60 anos de idade.... Acredito que aos 90 ainda vou ver essa BR duplicada" é um otimista incorrigivel...a obra da Antonio Carlos começou ha 40 anos e nao tem previsão de acabar..o viaduto da mutuca demorou mais de 20. | Denuncie |

Autor: Ricardo Scz
Prezado Sergio Dourado, o TCE (Tribunal de Contas do Estado) não fiscaliza obras da união, quem faz isso é o TCU (Tribunal de Contas da União). Só lembrando, o DENIT é orgão Federal. | Denuncie |

Autor: Mario Silva
Se o processo for adiante, o que eu duvido, ficará sem a variante de João Monlevade? Depois de 40 anos de atraso ainda será incompleto? Se fala em duplicação mas o correto é a correção de traçado e, em muitos trechos, será necessário a execução de três faixas de rolamento com acostamento. | Denuncie |

Autor: Lauro Felippe Costa
Duplicar somente não resolverá os problemas da BR-381 , é preciso retirar as curvas fortes , onde estatisticamente ocorrem os acidentes . | Denuncie |

Autor: Júlio Araújo
Agora sim muita gente vai faturar muito dinheiro. | Denuncie |

Autor: Ricardo Scz
Ricardo Barbosa, "tu é" tão inocente quanto o "minino jizuis da manjedoura"!! é lógico que tem interesse federal nas eleições municipais. Tudo que o PT quer, é voltar a ter o controle de Bhte, Ipatinga e grandes cidades da região metropolitana. Fiote, larga de ser inocente!! Seu abestado!!! | Denuncie |

Autor: SERGIO DOURADO
A duplicação q será feita precisa ser vigiada de perto pelo MP e TCE,pois é comum haver desvios nesse tipo-em todos né?-de obra.Além disso,o projeto tem q ser analisado do ponto de vista a longo prazo,pois n adianta fazer um arremedo de duplicação,é necessário uma rodovia pra décadas à frente. | Denuncie |

Autor: SERGIO DOURADO
N sei onde o DNIT coloca tantos bilhões q arrecada:será nos bolsos,cuecas e etc?Temos um departamento de obras em um país q rodovia federal tem mais buraco q asfalto em alguns lugares:dinheiro n falta,mas gestão boa está rara.Já chega de temeridade na gestão do país,precisamos de investimento sério. | Denuncie |

Autor: JOSE CARLOS VIANA
Há 30 anos estou escutando essa notícia..... Tenho 60 anos de idade.... Acredito que aos 90 ainda não vou ver essa BR duplicada..... | Denuncie |

Autor: Gustavo Maia
Ta mais facil papai noel colocar rodas no trenó e andar por esta rodovia do que o DNIT duplicar a mesma. A so lembrando depois que papai noel andar ai que o mesmo nao existirá. | Denuncie |

Autor: Ricardo Barbosa
Tudo bem que a nossa classe política é o atraso do nosso país, mas convenhamos... Considerando que as eleições desse ano são para prefeito e vereador, quem se beneficiaria com uma obra numa estrada federal??? Menos, né? | Denuncie |

Autor: geraldo felix
O CANDIDATO DO PT ESTÁ EM BAIXA AI COMEÇAM AS PROMESSAS DEVERIA TER UMA LEI QUE OBRIGASSE AS PROMESSAS DE CAMPANHA SER CUMPRIDAS OU SERIAM PROCESSADOS POR ESTELIONATO ELEITORAL, SÓ QUE ESTAS PROMESSAS NÃO ME PEGAM MAIS. | Denuncie |

Autor: Ricardo Scz
Só acredito no dia em que eu passar pela estrada duplicada. Nem se me contarem acreditarei. em forma de protesto, não darei meu voto a gente que já se comprometeu com essa estrada, portanto, meu voto vai ser....... nulo!!! Ahhh, se todos os abestados que leem essa notícia fizessem o meso!!! | Denuncie |

Autor: Mpm Assessoramento E Repres.ltda
que publicam um edital idiota e inútil, cuja consequência única é o enriquecimento das empreiteiras. A 381, de BH a Ipatinga, requer um traçado totalmente novo e não uma obra cretina de duplicação. Esse tal de José Maria Cunha tem que se explicar à população, não pode atuar unilateralmente. | Denuncie |

Autor: Mpm Assessoramento E Repres.ltda
Embora de cunho visivelmente eleitoreiro essa mania de anunciar projetos à época das eleições já não pega mais. E, vejam vocês, o projeto é "chinfrim", prevê apenas a duplicação da rodovia, paralela à atual, sem obras de arte, desvios e retificações. É joagar dinheiro fora. Pau nesses caras(continua) | Denuncie |

Autor: Marcos Sousa
O governo federal está fazendo a parte dele.Quero saber quando o governo estadual vai fazer a dele e duplicar a Mg 050 .Porque o pedágio já está sendo cobrado e nada de estrada | Denuncie |

Autor: Reinaldo Gomes
Às vésperas das eleições, as promessas reaparecem... | Denuncie |

Autor: sebastiao dipaula
Pelos comentários postados, esses políticos perderam mesmo a credibilidade e não é pra menos, pois de promessas estamos cheios, é sempre assim em época de eleições, eles aparecem com as promessas mirabolantes. Agora, se essa obra fosse em SP, já tinha saído do papel há anos. | Denuncie |

Autor: oliveira oliveira
Começou o blá blá blá de novo, so porque é ano de eleição e o PTRALHAS que ficar no poder. Não vão fazer nada e em 2014 quando for eleição prá Presidente vai ser a mesma lorota, vai te catar cambadas de 71, enquanto isso os denfesores dos mensaleiros diz qunão houve robalheira, principalmente PTRALHA | Denuncie |

Autor: Sebastiao Vieira
Pelo jeito essa dupicação já vai começar defasada. Se começar! e será apenas um paleativo. Dinheiro com certeza será alguns bilhões e servirá muito mais para enriquecer ainda mais os donos de construtoras e politico envolvidos no negócio | Denuncie |

Autor: domicio junior
O dnit é o orgão mais mentiroso do governo,so da para acreditar quando estiver pronto,pois nem com as maquinas no local da para acreditar no dnit.TUDO VAGABUNDO ENGANADOR | Denuncie |

Autor: Wilian da Silva Labiapari
Isto é só comentário eleitoreiro em ano de eleição. Político anda nessa estrada? É claro que não! Eles andam de avião com o nosso dinheiro, então, esqueça esta obra. | Denuncie |

Autor: Wilian da Silva Labiapari
É ANO DE ELEIÇÃO!!! Marcaram o início das obras para depois das eleições, assim, CONSEGUEM OS VOTOS E NÃO FAZEM NADA!!! Necessitamos, necessitamos e necessitamos, mas, duvido, duvido e duvido!!! | Denuncie |

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