(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Acidentes e agressões são vilões na morte de jovens em Minas Gerais

As mortes por acidentes cresceram 39,9% o estado entre 2000 e 2010. Quando o assunto é violência física, três cidades mineira ficaram entre as 10 municípios piores índices


postado em 18/07/2012 12:45 / atualizado em 18/07/2012 20:37

Diferentes formas de violência contra criança e a adolescentes aumentaram na última década em cidades do interior de Minas Gerais. Essa realidade está exposta no Mapa da Violência 2012 - Crianças e Adolescentes do Brasil, estudo feito pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos e pela Flacso Brasil e divulgado nesta quarta-feira. O levantamento mostra um diagnóstico completo de mortes de jovens entre 0 e 19 anos, no período entre 2000 e 2010.

Quando o assunto é acidente de carros, motos e outros veículos, Minas Gerais registrou aumento de 39,9% na taxa de mortes (a cada 100 mil habitantes) na última década. O destaque negativo fica para Manhuaçu, na Zona da Mata, cidade mineira que registrou maior mortalidade de jovens no trânsito com um índice de 29,3%. O município ficou na 15ª posição entre todas as cidades brasileiras.

A pesquisa também revelou o número de mortes (a cada 100 mil habitantes) por acidentes em quedas, afogamentos, queimaduras, choques e outros. Teófilo Otoni, no Vale Mucuri, é a cidade com maior taxa de mortalidade nesse tipo de ocorrência. Com índice de 32,2%, o município ocupa a 6ª colocação no ranking nacional. Essa taxa caiu 28,5% em Minas e 33,2% na capital.

Agressão

Três cidades mineiras ficaram entre as 10 municípios com maior índice de violências físicas a jovens. São ocorrências de tapas, beliscões, chutes, torções, empurrões, arremesso de objetos, estrangulamentos, queimaduras, perfurações e mutilações.

Na última década, Lavras, no Sul de Minas, registrou aumento de 434,3% ficando em 3º lugar no ranking nacional. Poços de Caldas, na mesma região, teve crescimento 423,6% nessas violências e ocupou a 6ª posição. Manhuaçu, na Zona da Mata, está em 8º lugar com taxa de 281,9%.

Nos casos de violência sexual, Manhuaçu é a cidade mineira com pior taxa. O crime cresceu 69,6% na cidade, o que coloca o município em 13º no contexto nacional. Segundo o levantamento, a maioria das vítimas são meninas.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)