(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aumento da violência assusta moradores de cidades do interior de Minas Gerais

População de Sete Lagoas e Divinópolis recorre a recursos como cercas elétricas, alarmes, câmeras de segurança e contratação de segurança particular tentar se defender


postado em 01/03/2012 07:08

Os números divulgados ontem pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) mostram que o aumento da violência atinge municípios de todas as regiões. Levantamento em 28 cidades com população acima de 100 mil habitantes aponta que 23 delas registraram crescimento no número de crimes violentos ou de homicídios em 2011, quando comparado com o ano anterior. Sete Lagoas, na Região Central, e Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, estão nesta relação, o que preocupa a população local e a faz recorrer a recursos como cercas elétricas, alarmes, câmeras de segurança e contratação de segurança particular.

Em Sete Lagoas, os dados revelam que o número de crimes violentos passou de 600, em 2010, para 790, no ano passado, enquanto os homicídios, no mesmo período, foram de 39 para 60. Para a vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa Social, Maria das Graças Mendes de Almeida, a sensação de insegurança na cidade vem crescendo nos últimos anos. Segundo um levantamento feito pelo conselho há quatro anos, muitos dos crimes são praticados por pessoas de outras cidades. “Com a proximidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, muitos criminosos viram a facilidade de vir até Sete Lagoas, praticarem seus crimes e fugirem impunes”, lamenta Graça.

Na opinião de Maria das Graças, é preciso maior união dos poderes executivos das três instâncias para tentar solucionar o problema. “A PM e a Polícia Civil têm feito o seu trabalho, mas é preciso maior participação do município, principalmente em relação às drogas”, avalia. Segundo Graça, o crescimento sem planejamento do município, e o aumento do tráfico de drogas são os fatores que mais influenciaram crescimento da violência. “Faltam políticas públicas para combater o aumento do uso de drogas na cidade”, critica.

Fé em Deus

Em Divinópolis, onde o número de crimes violentos passou de 418, em 2010, para 537, no ano passado, enquanto os homicídios aumentaram de 20 para 26 no mesmo período, o publicitário Matheus Felipe dos Reis, de 24, diz que é preciso redobrar a atenção e ter fé em Deus para andar na cidade. Ele já foi assaltado duas vezes e em um dos ataques foi espancado, ficando internado por dois dias. Desde então, segundo ele, o medo passou a fazer parte de sua rotina. “Isso foi no final de 2010. Acho que só foram embora porque um carro passava pelo local na hora e os bandidos ficaram com medo, senão, teriam me matado. Tudo porque eu não quis entregar o celular.”

Segundo a delegada regional, Aparecida Dutra Barros, o aumento dos registros criminais é preocupante. Ela explica que a maioria dos casos está relacionada ao comércio e consumo de drogas. “O aumento dos registros criminais é fato. O pano de fundo das práticas criminais violentas é o consumo e o tráfico de drogas, que fomentam os crimes contra o patrimônio e os crimes contra a pessoa e, consequentemente, geram uma sociedade com ruptura aos direitos sociais e individuais”, afirma.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)