18°/ 33°
Belo Horizonte,
17/SET/2014
  • (7) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Advogado pede habeas corpus para todos os presos da cadeia de Lavras O criminalista alega superlotação da unidade que teria capacidade para apenas 51 presos, mas abriga atualmente quase cinco vezes mais detentos. A Seds admitiu a lotação. Até o MP já pediu a interdição da cadeia

Luana Cruz -

Publicação: 31/01/2012 13:18 Atualização: 31/01/2012 14:12

Um advogado de Lavras, no Sul de Minas, entrou com um habeas corpus coletivo para todos os 248 presos da cadeia púbica da cidade. O criminalista alega superlotação da unidade, que teria capacidade para apenas 51 presos, mas abriga atualmente quase cinco vezes mais detentos.

De acordo com o advogado Luiz Henrique Fernandes Santana, os presos estão em situação precária na cadeia. Algumas celas não tem cama, falta higiene, chove dentro do local, há revezamento para dormir e muitos crimes acontecem no  local.

O que motivou o pedido foi esse estado deplorável de sobrevivência nas celas. “Venho acompanhando as situação porque sou advogado da área criminalista e ouço a reclamação de presos e parentes. A função social do advogado vai muito além de só fazer cobrança”, afirma Santana. Segundo ele, seria injusto pedir o habeas corpus somente para seus clientes, cerca de 20 presos, por isso resolveu impetrar ação para todos.

O habeas corpus pode ser protocolado na Justiça por qualquer cidadão. Nesse caso de Lavras, o documento pede em alguns casos liberdade de detentos. Em outros, a prisão domiciliar e também ou transferência para outras prisões. O advogado disse que está consciente de que a liberdade de todos esses homens poderia gerar problemas para a cidade, mas afirma que o pedido na Justiça é uma forma de pressionar as autoridades a olharem para a cadeia de Lavras.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entrou, em 2008, com uma Ação Civil Púbica pedido a interdição do Presídio de Lavras, mas o caso ainda não foi julgado. De acordo com Santana, a prefeitura do município já doou um terreno para construção de novo presídio, levando em conta os problemas da atual unidade, que fica no Bairro Santa Efigênia, próximo a residências. O criminalista afirma que, mesmo com a lotação, a situação no local é controlada. Porém, os presos estão a ponto de estourar uma rebelião e podem promover mais ações violentas.

No Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o habeas corpus coletivo já está nas mãos de desembargadores para ser votado, mas não há previsão para decisão.

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) admitiu a lotação e confirmou que a unidade tem 236 presos, enquanto a capacidade é para 51. Segundo a Secretaria, o terreno doado pela prefeitura está sendo usado prioritariamente para construção de um centro socioeducativo, que vai abrigar menores infratores. A doação de um terreno adicional, para construção de novo presídio, está em avaliação.

Esta matéria tem: (7) comentários

Autor: Reynaldo Rocha
O nobre causídico conseguiu o que queria: publicidade. Típico de cidade pequena com mentes tacanhas. | Denuncie |

Autor: Guilherme Animal
Tenho uma idéia melhor do que soltar manda todos pra casa deste safado que ta querendo liberar, manda ir morar com ele e família dele. Tem q passar o "rato" em todos estes bandidos safados, Vagabundos. Morte a vagabundo já, hj morreu um na cristiano machado, menos um. | Denuncie |

Autor: gilberto teixeira bueno bueno
eh realmente o sistema carcerario eh precario e desumano ate porque o dinheiro pra construir cadeia vai pra corrupçao , MAS REALMENTE A GENTE AKI FORA TER QUE CONVIVER COM BANDIDO EH ULTRA PRECARIO E DESUMANO TAMBEM EM RESUMO O CIDADAO DE BEM NAO TEM NADA A VER COM ISSO, SOLTAR NAO EH SOLUÇAO NAO | Denuncie |

Autor: FA caravelli
Digo aproveita "doutor" | Denuncie |

Autor: WENDEL LOPES
Deviam montar uma horta pra o pessoal trabalhar e colocar o advogado pra vigiar. | Denuncie |

Autor: FA caravelli
Concordo com o "doutor advogado" liberem todos os coitados! Aproveita doutro e cria todos na sua casa! | Denuncie |

Autor: carlos augusto
Se a moda pega!!!!! É governo, pode segurar as calças!!!!! | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.