(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Leão transferido de Pouso Alegre para BH morre durante viagem

Os animais, Valentino e Rambo, vieram para o zoológico de BH, mas o animal mais novo morreu


postado em 18/11/2011 11:26 / atualizado em 18/11/2011 11:55

Dois leões que estavam acomodados em situação precária em um zoológico de Pouso Alegre, no Sul de Minas, foram transferidos para Belo Horizonte. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os animais Valentino, de 15 anos, e Rambo, de 30, chegaram a BH na tarde de quinta-feira. Porém, logo foi constatada a morte do leão mais novo.

Os bichos vieram para capital sedados. De acordo com o Ibama, no trajeto foram feitas várias paradas para monitoramento dos animais que tiveram acompanhamento  médico-veterinário. Na última parada, próximo a capital, os leões estavam voltando da sedação em condições satisfatórias. Mas, na chegada ao zoo de BH Valentino foi encontrado morto. A Fundação Zoobotânica vai fazer necropsia no corpo. O laudo, com as causas do óbito, ficará pronto em até 30 dias.

Rambo foi encaminhado para a área de quarentena, uma medida de segurança na chegada de animais. O Ibama ressaltou que todos os procedimentos realizados nesta transferência de animais seguiram rotinas previstas para este tipo de operação.

O zoo de Pouso Alegre vai ser desativado até se adequar às exigências do Ibama de acomodação de animais. Valentino e Rambo foram retirados do município a pedido da prefeitura local. Segundo o Ibama, em Pouso Alegre, os animais ficavam em um recintos fora dos padrões exigidos, inclusive com relação a segurança da população. O acompanhamento médico também não era adequado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)