(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Concurso Paisagens Mineiras: Homenagens às montanhas

Fotos da Serra do Caraça e Morro do Camelinho encantam internautas e autores vencem a terceira seletiva do concurso. Cliques revelam belezas do símbolo mineiro na Estrada Real


12/11/2011 06:00 - atualizado 12/11/2011 07:02

Serra do Caraça fica em Santa Bárbara, na Região Central de Minas, e é um dos destinos do circuito do ouro muito visitado por turistas
Serra do Caraça fica em Santa Bárbara, na Região Central de Minas, e é um dos destinos do circuito do ouro muito visitado por turistas (foto: Letícia Hosken/Divulgação)
Pelos caminhos da Estrada Real, os vencedores da terceira seletiva do Paisagens Mineiras, concurso realizado pelo Estado de Minas, com promoção dos Diários Associados e patrocínio da Petrobras, fizeram cliques que revelam a beleza das montanhas mineiras. Serra do Caraça, com 26.631 votos, e Morro do Camelinho, com 19.207, encantaram os internautas, que elegeram as cidades de Santa Bárbara e Gouveia para concorrer à grande final do concurso.

Moradora de Santa Bárbara, um dos destinos do circuito do ouro, a 105 quilômetros de Belo Horizonte, a estudante Letícia Hosken está traçando seus primeiros passos no universo da fotografia. E a vitória na terceira seletiva do concurso foi um pontapé inicial e tanto para a nova empreitada. As lições lhe vêm sendo passadas pelo tio Sebastião Santos, que foi quem lhe emprestou a câmera na tarde de julho que foi feita a imagem do Caraça. “Saímos para fazer algumas fotos e quando eu vi a paisagem pensei que representava bem a cultura do interior de Minas”, conta a jovem.

Dono de um estúdio fotográfico na cidade, Sebastião, que também enviou fotos para o concurso, aposta na sobrinha como nova companheira de trabalho. “A Letícia costuma ir conosco para os eventos e já ajuda com algumas coisas. Quem sabe ela também começa a fotografar?” Ambos participaram da entrega do computador à Apae de Santa Bárbara, instituição escolhida por Letícia para ser beneficiada com o equipamento de informática. A cada seletiva do concurso, os vencedores indicam uma entidade educacional ou filantrópica para receber um computador e seis meses de acesso gratuito ao Portal Uai.

Prestes a completar 20 anos, a Apae tem 142 alunos de Santa Bárbara e da vizinha Catas Altas. A rotina na instituição é bastante agitada e conta, além de aulas regulares, com oficinas de capacitação e atendimentos na área de saúde. Segundo o presidente Geovani Rogério Silva, o computador recebido vai contribuir para os trabalhos na área administrativa, como organização da parte financeira e comunicação com os parceiros.

A secretária da entidade, Nádya Lyz Martins, conta que toda a comunidade foi mobilizada para participar da votação e ressalta a beleza da região mostrada na foto. “Avistamos a Serra do Caraça aqui da Apae. É um lugar muito bonito, que vale a pena conhecer.”

Festa

Em Gouveia, a 254 quilômetros da capital, no circuito dos diamantes, a instituição beneficiada também foi a Apae. O computador foi recebido em grande festa e contou com apresentação teatral ensaiada pelos alunos. Emocionado, o presidente Amauri Ribas enfatizou a importância dos parceiros para os trabalhos da entidade, em funcionamento há 20 anos.

O equipamento doado, segundo ele, será usado pelos próprios alunos no novo espaço, que terá capacidade para receber mais pessoas além das 55 já atendidas. Para garantir a vitória da foto da cidade, a entidade fez uma forte campanha, que contou com anúncio na rádio local e cartazes afixados no comércio.


Prêmio foi entregue por Letícia para a Apae de Santa Bárbara. Para ela, imagem representa Minas
Prêmio foi entregue por Letícia para a Apae de Santa Bárbara. Para ela, imagem representa Minas

Das mãos do fotógrafo Rodrigo Dias, que é de Belo Horizonte, a Apae também recebeu uma cópia ampliada e emoldurada da fotografia do Morro do Camelinho. “A oportunidade de ajudar é o melhor prêmio que eu poderia ganhar”, disse Rodrigo. Por causa da profissão, que já completa 22 anos, o fotógrafo está frequentemente nas estradas do estado. E foi em um desses trabalhos que ele avistou, por acaso, o clique vencedor. “Voltava de Diamantina para BH quando vi, pelo retrovisor, o Morro do Camelinho. Parei o carro e fiz a foto.”

Letícia e Rodrigo irão concorrer, em janeiro, à grande final do concurso. Ao lado deles também já estão classificados Jean de Oliveira, com a imagem de Espera Feliz, Sidney de Oliveira, da cidade de Oliveira, Gabriel Oliveira, autor da foto da Serra dos Alves, e Antônio Celso Carvalho, que clicou São João del-Rei. Quem quiser entrar para essa disputa deve enviar as fotos até o dia 23 deste mês para o site www.paisagensmineiras.com.br . As fotos finalistas de todas as seletivas vão fazer parte de uma revista especial e uma exposição, que serão lançadas no ano que vem. O grande vencedor vai levar para casa uma câmera digital.


Confira a votação:
Serra do Caraça (Santa Bárbara) – Letícia Hosken – 26.631 votos
Morro do Camelinho (Gouveia) – Rodrigo Dias – 19.207 votos
Parque das Águas (São Lourenço) – André Luiz Batista – 17.716 votos
São Gonçalo do Rio das Pedras (Serro) – Reginaldo Carvalhaes – 9.825 fotos
Araxá – Vitor Dantas – 4.585 votos
Lapinha da Serra (Santana do Riacho) – Sérgio Netto – 2.914 votos
Jacutinga – Julian Machado – 1.567 votos
Itambé do Mato Dentro – Henrique Botelho – 1.106 votos
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)