(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alunos reclamam de sorteio para assistir às aulas em escola pública de BH

Por meio da internet, estudantes tentam se mobilizar para cobrar aulas


postado em 06/09/2011 06:00 / atualizado em 06/09/2011 06:23

Alunos do Instituto de Educacao de Minas Gerais denunciam sorteio de alunos para aulas(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Alunos do Instituto de Educacao de Minas Gerais denunciam sorteio de alunos para aulas (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

Teria sido por sorteio a escolha de quatro das nove turmas do 2º ano do ensino médio do Instituto de Educação que voltaram a ter aulas nessa segunda-feira . Seis professores começaram a repor as aulas perdidas para 160 estudantes de duas turmas voltadas para as carreiras de exatas e duas de humanas. Cerca de 200 alunos dessa série continuam em casa. O critério de escolha vazou pelas redes sociais e causou mal-estar entre os alunos. Os sorteados foram avisados por telefone e, indignado, um grupo de colegas procurou nessa segunda-feira a direção. Uniformizados, os jovens de 16 e 17 anos queriam assistir às aulas e sugeriram que os professores conduzissem a matéria em um auditório, juntando turmas diferentes.

“Nos organizamos pela internet e sugerimos que todos pudessem acompanhar as aulas juntos, sem prejuízos para ninguém. As turmas não estão cheias, mas haveria lugar para todo mundo no anfiteatro da escola. A vice-diretora disse que a escolha foi por sorteio, mas é injusto. Por que só algumas pessoas são beneficiadas e podem recomeçar a estudar, enquanto a maioria continua preocupada com isso e sem previsão de retorno?”, questionou uma das alunas, que pediu para não ser identificada.

Seis professores deixaram a paralisação. As disciplinas de inglês, história e matemática estão sendo repostas para alunos de humanas; geografia, biologia e química para estudantes de exatas. “Como a vice-diretora não nos deixou acompanhar as aulas, ainda pedimos para formar um grupo de estudo e ficar na escola, mas ela também não permitiu, nos acompanhou até a porta e um funcionário disse que a gente não poderia ficar nem no pátio externo. Nós fomos expulsos de lá”, contou outro estudante. Os alunos alegaram que vieram de lugares distantes, como Sabará, Barreiro e Pampulha.

A diretora da escola, professora Marília Sarti, não quis dar declarações e encaminhou jornalistas à Secretaria de Estado da Educação (SEE), que negou que as quatro turmas tivessem sido escolhidas por sorteio, embora os alunos confirmem. A secretaria informou que os docentes são efetivos e designados e que apenas quatro turmas puderam ser convocadas pela direção porque os seis professores já davam aulas para esses alunos. Segundo a SEE, a medida faz parte do procedimento de reposição do conteúdo para que as turmas tenham aulas sem interrupção. Não há previsão da formação de outras turmas

Segundo a secretaria, em nenhum momento foi impedida a permanência dos alunos dentro da escola e o Instituto de Educação, inclusive, tem uma boa estrutura para receber os estudantes que quiserem formar grupos de estudo. Das 141 turmas da escola, apenas 11 ainda estão sem aulas, segundo a SEE.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)