(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-guarda municipal desiste de protesto em frente à Prefeitura de Belo Horizonte


postado em 27/07/2011 14:58 / atualizado em 27/07/2011 17:19

Os ex-guardas municipais Renato Rodrigues, Anderson Acássio e Welligton Cesário podem ser ouvidos pela Comissão de Direitos Humanos da ALMG na próxima semana(foto: Cristina Horta/EM/DA Press)
Os ex-guardas municipais Renato Rodrigues, Anderson Acássio e Welligton Cesário podem ser ouvidos pela Comissão de Direitos Humanos da ALMG na próxima semana (foto: Cristina Horta/EM/DA Press)


Dois dos três ex-guardas municipais que se acorrentaram em frente ao prédio da Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro, permanecem no local nesta quarta-feira. Renato Rodrigues da Conceição, Wellington José Nunes Cesário e Anderson Acássio chegaram ao local na noite de terça-feira, prometendo ficar por lá, em greve de fome, pelos próximos três dias. De acordo com a assessoria de imprensa da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Anderson deixou o protesto, mas ainda não se sabe o motivo.

A manifestação foi provocada pela demissão de Wellington, até então presidente da Associação de Guardas Municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Município, assinada no dia anterior pelo prefeito Marcio Lacerda. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado Durval Ângelo, conversou ainda na terça, por telefone, com os manifestantes. Conforme a assessoria de imprensa do parlamentar, ele prestou solidariedade aos ex-guardas e disse que pretende recebê-los durante uma reunião da comissão da Assembleia na próxima semana. Ainda segundo a assessoria, os três já teriam conversado com os deputados em outra ocasião

Entenda o caso


De acordo com Renato Rodrigues, eles teriam sido demitidos acusados de realizar movimentos reivindicatórios, denegrindo a imagem da Guarda Municipal, quando o que querem, segundo ele, é valorizar e proteger a instituição. “O Wellington foi demitido porque vinha denunciando diversas irregularidades na Guarda, como desvios de verbas e nepotismo. Eu fui demitido duas vezes: uma em 2009, acusado de partidarismo político, porque apoiava a candidatura do Leonardo Quintão. Procurei a imprensa e a Câmara Municipal e quando Lacerda assumiu fui readmitido. Porém quatro meses depois fui demitido novamente”, conta Renato Rodrigues da Conceição. Segundo Renato, Anderson Acassio, demitido em 2007, teria sido acusado de apresentar assuntos internos da Guarda à imprensa, denunciando irregularidades.

Por meio de sua assessoria, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial (SMSEG) esclareceu que Renato, Anderson e Wellington foram demitidos depois de sofrerem processos administrativos decorrentes de faltas cometidas no exercício de suas funções. Tais falhas, que seriam de conduta, não foram detalhadas à reportagem, mas foi garantido que os três tiveram direito à ampla defesa. Sobre as denúncias apresentadas pelos ex-guardas de que haveria desvio de verbas e nepotismo na Guarda Municipal, a assessoria da SMSEG afirmou que são infundadas e levianas. Além disso, foi informado que a Guarda Municipal já abriu um procedimento para verificar o desvio do fardamento usado pelos três durante o protesto, uma vez que as fardas foram devolvidas por eles quando demitidos. A instituição teria acionado a Polícia Militar nesta noite para averiguar o uso indevido dos uniformes.

(Com informações da Daniel Silveira)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)