(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura de BH suspende projeto do Mercado do Cruzeiro


postado em 06/05/2011 20:09 / atualizado em 06/05/2011 20:23

No sábado está marcada uma manifestação pacífica no local(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.PRess)
No sábado está marcada uma manifestação pacífica no local (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.PRess)
 

Está suspenso o polêmico projeto de transformar o Mercado Distrital do Cruzeiro, no bairro de mesmo nome, na Zona Sul de Belo Horizonte, em um grande centro comercial, com direito, inclusive a hotel de luxo. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, pelo secretário Municipal de Desenvolvimento da capital, Marcello Faulhaber, na véspera da anunciada Feliz Invasão do Mercado, que a recém-criada Associação dos Cidadãos do Bairro Cruzeiro (Amoreiro) promove neste sábado no espaço, entre 10h e 13h.

“Apesar de entender que o projeto resolveria dois grandes problemas da região – a crescente redução das atividades econômicas do mercado distrital e o problema do tráfego no seu entorno –, entendemos que há outras alternativas. Por isso a suspensão do encaminhamento do projeto”, justificou Faulhaber, sem maiores detalhes da decisão. . Ele se mostrou satisfeito em saber da possibilidade das pessoas se divertirem com a manifestação agendada para o sábado, que deverá contar com a presença de grupos de maracatu, pernas de pau, palhaços e malabaristas, que prometem colorir e alegrar o ato. Mas é importante ressaltar que este não era um projeto da Prefeitura de Belo Horizonte. Além do apoio dos permissionários do mercado, contávamos também com o apoio da Associação dos Moradores do Anchieta (Amoran)”, ressaltou Faulhaber.

Segundo a presidente da Amoreiro, Patrícia Carixto, até que o secretário assine e carimbe sua fala, está mantida toda a programação de protesto contra a transformação do mercado em uma espécie de shopping center. “Só acreditamos na declaração, depois de assinada e carimbada”, disse ela, que tem, pessoalmente, convocado a população dos bairros da Centro-Sul para o ato deste sábado. Paralelamente, circula um abaixo-assinado contra o projeto, que já teria mais de 3 mil assinaturas. No protesto, a Amoreiro promete distribuir o primeiro número do jornal da associação, com depoimentos dos cantores Samuel Rosa, do Skank, e Vander Lee, que seriam favoráveis à permanência do mercado no local.

Cultura local

Vizinho do mercado, o promotor de Justiça, Lucas Rolla, critica a falta de valorização do imóvel e do espaço comercial. “Por todas as cidades por onde passo, me chamam a atenção os mercados. Aqui, o mercado fica parecendo velharia e logo querem construir um shopping, criando, o que a gente poderia chamar de “uma cidade sem passado”, lamenta Rolla, durante as compras semanais no Distrital do Cruzeiro. Na opinião do promotor, se implantado, “o projeto vai enfraquecer o mercado do Cruzeiro, que integra a cultura da cidade.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)