(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Igreja debate clima e vida na Campanha da Fraternidade

A ser lançada esta quarta pela CNBB, campanha propõe uma ampla discussão sobre aquecimento global. Arquidiocese de BH abre evento sábado, na Serra da Piedade


postado em 09/03/2011 07:31 / atualizado em 09/03/2011 07:43

Representantes de 264 paróquias de 28 municípios da Arquidiocese de Belo Horizonte estarão no santuário em Caeté na manhã do próximo sábado(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press - 9/7/10)
Representantes de 264 paróquias de 28 municípios da Arquidiocese de Belo Horizonte estarão no santuário em Caeté na manhã do próximo sábado (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press - 9/7/10)


Aquecimento global, mudanças climáticas e outras ameaças à vida na Terra são tema da Campanha da Fraternidade (CF) 2011, que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lança hoje, às 14h30, em Brasília (DF). O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, celebra hoje, às 19h, missa campal na Praça da Sé, em Mariana, com reflexão sobre o tema e a quaresma.

Na Arquidiocese de Belo Horizonte, formada por 28 municípios e 264 paróquias, o lançamento será no sábado, às 8h30, no Santuário da Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH, sob o comando do arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo. Ele vai apresentar um conjunto de medidas para garantir a proteção e preservação ambiental dentro do tema Fraternidade e a vida no planeta e o lema A criação geme em dores de parto, propostos pela CNBB.

Segundo o secretário-executivo da campanha, padre Luiz Carlos Dias, o objetivo principal é promover uma ampla reflexão sobre as questões climáticas e difundir a educação ambiental nas escolas e outros setores da sociedade. Além disso, contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e “pessoas de boa vontade”, motivando-as a participar de debates e de projetos voltados para a melhoria de condições de vida. “Queremos iluminar as ações e reflexões”, diz padre Luiz Carlos. A partir do lançamento da campanha em Brasília, pelo secretário-geral e bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), dom Dimas Lara Barbosa, cada comunidade religiosa do país poderá adequar as diretrizes à sua realidade, orienta padre Luiz Carlos.

Durante a quaresma, os debates ganham as paróquias, comunidades e os mais diversos espaços dos católicos. “A temática é uma preocupação social da Igreja, que quer despertar as pessoas para a educação ambiental porque, no dia a dia, precisamos reduzir o consumo e tomar medidas que impliquem menos gastos”, destaca padre Luiz Carlos. De acordo com o secretário, os temas sociais apresentados pelas edições da Campanha da fraternidade refletem o papel da Igreja junto à sociedade. “A Igreja toma esses temas como reflexão para servir à sociedade, porque implicam sofrimento, dores, morte. A Igreja, imbuída da missão de evangelizar, procura levar a luz de Deus àquela situação, para que brote a vida no seio da sociedade”, disse o padre.

FÉ E ECOLOGIA

Para dom Dimas Lara Barbosa, a fé motiva a Igreja a discutir temas como o deste ano. “A nossa fundamentação é teológica e se baseia no próprio projeto de Deus para com a criação e para com o ser humano”, explica. Dom Dimas destaca ainda que a ecologia humana é de “suma importância” para as discussões, pois trata a vida como um todo e não distingue a vida do planeta da vida dos seres humanos. “A ecologia humana é um tema fundamental trazido pelo papa João Paulo II e, depois, por Bento XVI. De acordo com o papa, o centro do universo está na pessoa e, muitas vezes, as políticas públicas não levam em conta esses dois pontos, principalmente os mais vulneráveis, os mais pobres.” Além do objetivo geral, a CF tem como metas específicas tornar viáveis os meios para formação da consciência ambiental, promover discussões sobre o tema e mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais.

Um dos gestos concretos é a Coleta da Solidariedade, a ser feita em todas as dioceses brasileiras em 17 de abril. Do total arrecadado, as dioceses vão destinar 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade, ficando o restante nas dioceses, a ser empregado em projetos locais. Os recursos arrecadados na Coleta da Solidariedade são destinados prioritariamente a projetos que atendam os objetivos propostos pela CF.

FIÉIS SE PREPARAM PARA A QUARESMA

Em pleno carnaval, fieis e seminaristas se reuniram, durante três dias, na Catedral da Boa Viagem, no Bairro Funcionários, em Belo Horizonte, para refletir sobre a situação da natureza no século 21, tema da Campanha da Fraternidade a ser lançada hoje pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Os religiosos fazem preparação para o período da quaresma que se inicia hoje, discutindo o tema Fraternidade e vida no planeta. Em pauta, os problemas relacionados ao aquecimento global e às mudanças climáticas e ações possíveis para preservar o meio ambiente e prevenir a ocorrência de novos desastres. Hoje, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside celebração eucarística às 17h30, na catedral, dando início ao tempo quaresmal.

Nos últimos três dias, o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua recebeu fieis para um retiro de carnaval. Dividida em três partes – reflexão de um texto bíblico, adoração ao Santíssimo Sacramento e celebração eucarística –, a programação se voltou principalmente para debater questões voltadas para o meio ambiente, atraindo público de todas as idades. De domingo até ontem, os padres Bartolomeu Bravo, André e Vitório Baggi alertaram quanto à necessidade de se pensar o meio ambiente, citando trechos da Bíblia, como o Livro dos Romanos, que diz: “A criação geme em dores de parto”, e pediram aos presentes para refletir sobre a mensagem.

O seminarista Joel Fernandes Lopes considera o carnaval um momento importante de reflexão, por anteceder o início da quaresma. “É uma forma de abrir a mente dos seres humanos, na tentativa de reduzir a violência do homem contra a natureza. As pessoas não têm tempo de parar e pensar, mas é preciso entender por que têm ocorrido tantos desastres na natureza. Afinal, somos nós que provocamos tudo isso”, afirma o seminarista.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)