(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Estádio do Morumbi ganha assentos feitos com cana-de-açúcar

O produto a ser utilizado na confecção dos assentos é um polietileno fornecido pela Braskem


postado em 30/08/2012 10:17 / atualizado em 30/08/2012 10:28

(foto: IG / Reprodução)
(foto: IG / Reprodução)
O projeto da Braskem de fornecer resinas produzidas a partir de etanol a estádios de futebol chegou ao Brasil. Após iniciativa pioneira em parceria com a Amsterdam Arena, responsável pela administração do estádio do Ajax, na Holanda, a petroquímica fornecerá o produto para assentos já instalados no estádio do Morumbi, em São Paulo. As novas cadeiras são fabricadas pela Giroflex-forma e equipam alguns camarotes do estádio paulista.

O produto a ser utilizado na confecção dos assentos é um polietileno (PE) fabricado a partir da cana-de-açúcar. A tecnologia desenvolvida pela Braskem tem a inclusão de aditivos de performance e processo desenvolvidos pela empresa Cromex. Os aditivos apresentam formulações isentas de metais pesados e propriedades retardantes de chama livre de halogênios, conforme requisitos da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

"A novidade para todos nós é a sustentabilidade envolvida na concepção do projeto. Isso porque o plástico utilizado nos assentos tem como matéria-prima o etanol, fonte renovável de energia, o que substitui o composto tradicional à base de petróleo", afirma em nota o diretor de novos negócios da Giroflex-forma, Linaldo Vilar, para a Agência Estado. A companhia, líder no mercado mobiliário na América Latina, pretende investir aproximadamente R$ 6 milhões nos próximos três anos para atender ao mercado de assentos para arenas esportivas.

A primeira iniciativa da Braskem nesse mercado foi anunciada em novembro do ano passado, na Holanda. O projeto prevê a substituição de todos os 54 mil assentos instalados no estádio do Ajax em um prazo de até dois anos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Giroflex, estes assentos também serão instalados no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)