Tecnologia

Duas startups mineiras são finalistas do EDP Starter Brasil

Sucesso na Europa desde 2012, o EDP Starter está pela primeira vez em território nacional para auxiliar startups em estágio inicial ligadas ao setor elétrico ou capazes de serem adaptadas para o setor elétrico


EDP Starter/Divulgação
Chegou o momento de revelar as startups finalistas para Programa EDP Starter Brasil que participarão do Bootcamp. Foram escolhidas 10 equipes que se destacaram entre cerca de 150 inscritos com projetos inovadores nas áreas de Smart Data e Soluções com Foco no Cliente.
 
Os empreendedores das startups Beenoculus (PR), Cartão Solar (SC), COSOL Condomínio Solar (SP), CUBi Energia (SP), Dooak (SP), Enercred (MG), Nexo Capacitação Digital (RS), Onegrid (ES), OurSun (MG) e Sensorbox (ES) foram os escolhidos para a primeira etapa do programa. Além de todo o apoio técnico e especializado, eles terão à sua disposição a estrutura do espaço da EDP no WeWork, uma das maiores redes de escritórios compartilhados do mundo que abriu recentemente sua primeira unidade na Avenida Paulista, em São Paulo.
 
Os projetos escolhidos propõem soluções e melhorias nos âmbitos de Realidade Virtual, Investimento Coletivo para Projetos Solares, Eficiência Energética, Gestão Remota de Equipamentos Elétricos, Micro inversores Fotovoltaicos, Compartilhamento de Créditos de Energia, Soluções para Energia Solar, Administração do Consumo de Energia para a Indústria e Comercialização de Energia de Fontes Distribuídas.
 
Ao final do período de Bootcamp, as 10 equipes terão a oportunidade de apresentarem seus negócios para uma bancada composta por especialistas da EDP Brasil, EDP Portugal e da Kyvo, consultoria brasileira de inovação que apoia o programa. Após a apresentação, que terá o formato de um Pitchfest, as cinco melhores serão escolhidas para a segunda etapa do processo que integra a aceleração das startups, com a consolidação do modelo de negócio e desenvolvimento de um protótipo. Em dezembro, as participantes apresentarão suas propostas para possíveis investidores em um DemoDay.
“O processo de seleção mostrou a qualidade excepcional dos projetos que temos no Brasil. Com o programa EDP Starter Brasil, esperamos poder contribuir para o desenvolvimento destas startups e com o ambiente empreendedor nacional”, afirma a gestora da área de Inovação da EDP, Livia Brando.
Mais sobre EDP Starter Brasil
 
Promovido pela EDP Brasil, empresa que atua nas áreas de geração, transmissão, distribuição, comercialização e soluções em energia, o Programa irá oferecer um pacote amplo de oportunidades para o desenvolvimento de projetos inovadores. 
Entre os benefícios para as incubadas estão um processo de aceleração e desenvolvimento especializado, mentorias com especialistas e técnicos da EDP e de mercado, além de uma ampla rede mundial de relacionamento com parceiros que fomentam novos negócios. 

O EDP Starter Brasil conta ainda com a parceria da Kyvo Design-Driven Innovation, consultoria de inovação brasileira que utiliza o Design de Serviço como abordagem para melhorar a experiência das pessoas, seja no consumo de serviços ou no uso de sistemas digitais como sites e apps. A empresa vai participar diretamente da seleção e do processo de desenvolvimento das startups, além de disponibilizar sua equipe de mentores especializados para auxiliar os empreendedores ao longo de todo o programa.
 
EDP Open Innovation
Para quem não conseguiu se cadastrar no EDP Starter Brasil, ainda existe outra oportunidade. Estão abertas as inscrições para o EDP Open Innovation, concurso global da Companhia que busca de projetos inovadores que possam transformar o mercado de energia elétrica, está com inscrições abertas até o dia 23 de agosto. O concurso vai premiar a melhor equipe com 50 mil euros, e as 15 finalistas serão levadas a Portugal para participarem de um período de aceleração. 
Os interessados de qualquer localidade podem se inscrever por meio do site edpopeninnovation.edp.pt.
 

Conheça as finalistas

BEENOCULUS
Desenvolve tecnologias para educação via Realidade Virtual e Aumentada. O objetivo é atuar na transformação da educação formal, técnica e profissional.
Vertente: Realidade Virtual e Realidade Aumentada
 
CARTÃO SOLAR
Startup com objetivo de massificar o acesso à energia renovável por meio de uma rede nacional de serviços de energia solar que permite a compra no varejo. Conta também com o Led Energizado, uma lâmpada que não consome energia.
Vertente: Smart Grids
COSOL Condomínio Solar
Marketplace de geração distribuída, que conecta consumidores de energia, usinas compartilhadas e investidores. A plataforma online da COSOL oferece lotes de usinas solares e quotas eólicas ou biomassa de empresas de energia para locação ou venda.
Vertente: Transações de energia e Blockchain
 
CUBi Energia
Atua com o setor industrial no entendimento e gestão de seu consumo de energia. Possui hardware próprio (CUBi EGG) de baixo custo, alta versatilidade e conectividade.
Vertente: Analytics, Big Data, Internet das Coisas
 
DOOAK
Plataforma de investimento coletivo com transações em blockchain para projetos de energia solar. A proposta é conectar investidores que têm interesse em diversificar seu portfólio de aplicações e pessoas que precisam de financiamento para seus projetos de energia solar.
Vertente: Transações de energia e Blockchain
 
ENERCRED
Oferece assinatura de energia limpa, barata e sustentável para o consumidor residencial. Faz isso por meio de uma plataforma que compartilha créditos de energia gerados em uma usina renovável. Os créditos chegam na forma de desconto na conta de luz dos consumidores. 
Vertente: User Experience para novos serviços em energia
 
NEXO capacitação digital
Desenvolve simuladores de Realidade Virtual em smartphones para reduzir acidentes de trabalho e custos de treinamento. 
Vertente: Realidade Virtual e Realidade Aumentada
 
ONEGRID
Conjunto de sensores sem fio e atuadores que possibilitam a gestão de equipamentos elétricos analógicos para combater o desperdício. A solução ONEGRID faz um controle centralizado automático do ar-condicionado, iluminação e outros sistemas.
Vertente: Eficiência energética
 
OURSUN
Trabalha no desenvolvimento de inversores fotovoltaicos residenciais de pequeno porte com custo de produção reduzido. A proposta é de desenvolver soluções relacionadas a conversores de energia nacionais, com desenvolvimento de tecnologia própria.
Vertente: Solar
 
SENSORBOX
A solução é baseada em um hardware que coleta os dados de energia, como tensão, corrente, fator de potência e frequência elétrica no consumidor. Com os dados, gera alertas ou até mesmo ações externas para desligamentos emergenciais e correções em parâmetros que possam estar prejudicando a rede.
Vertente: Eficiência energética


COMENTÁRIOS