Belo Horizonte vai inaugurar espaço de coworking para abrigar novas startups

Semear Innovation é mais do que um simples espaço dedicado ao trabalho coletivo. Ele busca impulsionar talentos, atraindo players e apoiando empresas nascentes


Santiago Cornejo/Freeimages
Belo Horizonte se encontra em uma posição privilegiada no cenário empreendedor e inovador do Brasil. Justamente por ser a capital do estado que abriga startups de grande potencial e o San Pedro Valley (SPV), comunidade de mais 300 empresas, é que a cidade foi escolhida para receber o projeto Semear Innovation, lançado pelo Banco Semear e o Grupo Seculus. O coquetel de lançamento do espaço ocorreu anteontem, na sede do Fundo Seculus, no Bairro Funcionários.
A iniciativa tem início como um coworking para startups e empresas de inovação que vai operar 24 horas por dia – uma alternativa para negócios focados em internacionalização e que precisam atuar fora do horário comercial. Mas pretende ser um hub de inovação, lançando editais de pré-aceleração, incentivando também startups e empresas inovadoras ainda em fase mais embrionária.


O coworking do Semear Innovation é mais do que um simples espaço dedicado ao trabalho coletivo. Ele busca impulsionar talentos, atraindo players e apoiando startups nascentes, além das que já estão em fase de aceleração e pós-aceleração. “Nosso objetivo é atrair e desenvolver startups em um modelo de corporate venture, lançando hackatons e editais de aceleração, pré-aceleração e incubação, para selecionar parceiros que tenham afinidade com o Banco Semear e com o Grupo Seculus”, afirma Roberto Azevedo, presidente do Banco Semear. “Além disso, o universo de clientes, fornecedores e parceiros do grupo é muito grande e a startup que estiver nesse espaço terá acesso aos nossos contatos”, completa.
Foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões no projeto, capacitando o lugar para receber, logo de cara, 15 startups aprovadas pelo SEED/MG, FiemgLab, Startup Chile, JumpStart Canadá, Stripe Atlas, nos Estados Unidos, e Healthcare City, em Portugal, pertencentes à Holding FCJ Participações.

PRATICIDADE A iniciativa de abrir um espaço para o desenvolvimento das startups na área de tecnologia e inovação é resultado de um processo que vem sendo conduzido de forma estruturada pelo Banco Semear nos últimos anos. Em janeiro de 2016, Roberto Azevedo, até então presidente da Prime Systems, empresa de tecnologia do Grupo Seculus, assumiu a gestão do banco e, desde essa data, vem realizando trabalho de fortalecimento da área digital e aproximação com fintechs, sempre de acordo com as demandas dos clientes. “Quando surgiu a oportunidade de utilizar o 17º andar do prédio do grupo, decidimos executar a meta prevista em nosso planejamento estratégico e tirar do papel o projeto de criar um espaço onde se respira inovação e economia colaborativa”, explica o CEO. As fintechs são empresas que unem a tecnologia a serviços financeiros, tornando-os mais simples e práticos.


Por fim, a estrutura é algo a ser ressaltado. Com salas de conferência, internet de alta performace, cozinha equipada, sala de treinamentos para 30 pessoas, auditório para eventos e palestras estacionamento conveniado e área de convivência com pufes, videogame, máquina de refrigerante e cerveja gourmet para o happy hour, o espaço busca também a boa harmonia entre as empresas.

* Estagiário sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares


COMENTÁRIOS