Na onda do compartilhamento

Veneza parla UAI: empreendedores mineiros criam o Uber das gôndolas

Criado por uma startup mineira, o Go Gondola permite que viajantes compartilhem passeios de gôndola, que comportam até seis pessoas


Doizum Comunicação/Divulgação
Viajar para Veneza e não desfrutar da beleza e do charme dos passeios de gôndola é o mesmo que não ter ido à cidade. Cercado por toda uma magia e romance históricos, esses passeios pelos canais custam em torno de 80 euros, valor considerado muito alto quando se trata da realidade brasileira, por exemplo. Foi pensando nesse valor expressivo que o advogado e empreendedor Thiago Naves se uniu à amiga e colega de trabalho, a administradora Ingrid Spichiger, para criar a startup Go Gondola. O projeto se baseia em um aplicativo – já disponível no Google Play e na Apple Store – que conecta viajantes que têm Veneza como destino e que querem compartilhar os passeios de gôndola.

O aplicativo tem uma navegabilidade muito simples. Basta que o usuário baixe o app, e faça o cadastro, especificando o dia e o horário em que deseja fazer o passeio. Uma vez que seu cadastro está registrado e que houver viajantes com dias e horários coincidindo, todos receberão automaticamente os contatos um do outro para combinar o passeio compartilhado.“Sou advogado e trabalho na área de direito internacional. Em uma dessas viagens profissionais, fui pra Veneza e, na Piazza San Marco, vi aquele movimento e que muitos queriam passear de gôndola, mas não conseguiam por conta do preço. A partir dessa observação empírica, começamos o projeto e enfrentamos todos os desafios”, relata Thiago Naves.

O advogado fez questão de dar ênfase aos desafios encontrados para conseguir colocar um aplicativo bem-estruturado no mercado, principalmente na questão de montar uma equipe da empresa. “O desafio principal é a questão do time, da equipe. Muitas vezes, as pessoas envolvidas não conseguem mensurar o tempo de maturação do projeto e isso não ocorre só na Go Gondola. Quando acertei o time, a coisa evoluiu. Ele foi concebido no primeiro semestre de 2015, mas foi só em novembro do ano passado que nós ajustamos o time”, diz.

PROJETO Mesmo se tratando de uma startup mineira, o foco do projeto não é atrair o público brasileiro, mas atingir principalmente europeus e asiáticos, que são a maioria dos turistas locais. Por conta disso, o aplicativo é disponibilizado em inglês. Outra questão forte do Go Gondola é a proposta de juntar a diversidade e fazer com que pessoas de todo o mundo possam se conhecer em decorrência de um passeio individualmente caro, como reforça Thiago Naves. “Esse novo modelo de economia compartilhada permite que aproveitemos melhor a tecnologia para economizar e conhecer novas pessoas”, conta.
O Go Gondola é um serviço pago, mas durante seu estágio inicial será aberto para que todos possam testá-lo e utilizar seus benefícios. À medida que os clientes forem se cadastrando e formando os grupos, cada indivíduo receberá fatura de US$ 1,99 do pay-pal para uma contribuição facultativa ao aplicativo.

* Estagiário sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares

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