Segundo pólo nacional de startups, Minas Gerais recebe o Sebrae Startup Day

O evento será realizado em sete cidades do estado


Divulgação Sebrae

Minas Gerais é o segundo estado brasileiro em número de startups, perdendo apenas para São Paulo, de acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). São 321 startups mineiras, algo em torno de 10% do total nacional. Mesmo com a crise econômica, esses números revelam um cenário muito positivo para os empreendedores mineiros, que podem aproveitar o Sebrae Startup Day, na próxima quinta-feira. Alfenas, Diamantina, Itajubá, Lavras, Leopoldina, Uberlândia e Varginha são as sete cidades do estado, que vão participar do evento.

Cada cidade terá a programação desenvolvida de acordo com a realidade local das startups. A ação é nacional e deve reunir 10 mil pessoas em eventos simultâneos em 48 cidades brasileiras. Empreendedores, desenvolvedores, programadores, estudantes, designers, investidores, aceleradoras e incubadoras vão discutir o cenário atual do ecossistema do empreendedorismo de negócios digitais brasileiro, as dificuldades e os desafios do mercado.

O Sebrae tem atuação nacional no desenvolvimento de startups. Atualmente, projetos voltados para o segmento acontecem no Brasil inteiro. Em 2015 foram atendidas 855 startups, número que subiu 40% em 2016. Em quatro anos, desde 2013, a quantidade de startups atendidas pelo Sebrae em todo o país cresceu nove vezes - de 130 para 1,2 mil. De acordo com o banco de dados da ABStartups, existem hoje 4.185 startups cadastradas no país – número que cresceu 30% entre 2015 e 2016, mesmo na crise.

Na crise, o segmento de startups continua dinâmico porque esse tipo de empresa tem um modelo de negócio diferente das demais. “As startups têm um processo de criação de empresas mais fácil e ágil do que uma empresa tradicional. A gente está falando de uma ideia que já é validada em um processo de interação com o cliente/mercado antes mesmo da abertura formal da empresa, com resultados atingidos mais rápido também”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif.

No entanto, os riscos que são menores no processo de abertura da empresa nem sempre garante a sobrevivência dela. “Quem entra nesse jogo sabe como ele vai ser jogado. A atuação do Sebrae, porém, não é de criar talentos. É de diminuir as chances da empresa não dar certo, pois ajudamos a validar a ideia, melhorar o modelo de negócios e desenvolver capacidades de gestão da empresa, além de proporcionar soluções de inovação e acesso a mercados”, ressalta Afif.

O objetivo do evento é impulsionar as startups no maior número de estados. O conteúdo abordado é voltado para todos os momentos empresariais da startup, passando pela curiosidade, ideação, operação e tração.O Sebrae Startup Day será tomado por palestras, debates, oficinas e casos de sucesso, voltados para empresas e empreendedores que estejam desenvolvendo negócios inovadores, com foco em conhecimento, tecnologia e criatividade.

Durante o dia, os participantes também poderão conhecer melhor o SebraeLikeaBoss, plataforma direcionada a empresas iniciantes ou em fase de consolidação. O ambiente reúne uma série de atividades de diagnóstico e capacitação em inovação e mercado. Informações e inscrições: 0800 570 0800 e www.sebrae.com.br/minasgerais


COMENTÁRIOS