Belo Horizonte recebe evento internacional de microeletrônica


Belo Horizonte receberá, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, um dos eventos mais importantes em eletrônica integrada do mundo, o congresso internacional “Chip on The Mountains”, que será realizado no campus da UFMG. Será a primeira vez que a cidade irá sediar o evento, que debaterá aspectos de projeto, fabricação e aplicação de chips e contará com executivos do setor e acadêmicos das mais renomadas universidades do mundo.

O congresso ocorre em Belo Horizonte num momento oportuno: a região metropolitana da cidade caminha para se tornar um grande polo da cadeia de semicondutores, cuja âncora é a Unitec Semicondutores. Instalada em Ribeirão das Neves, a empresa recebeu investimentos de R$ 1,2 bilhão, abrirá 400 empregos até o final do ano e já oferece ao mercado alguns produtos de suas áreas de design (desenvolvimento de produtos), encapsulamento (fase final do processo produtivo) e soluções.

A expectativa é que no entorno da companhia se instalem fornecedores e outras empresas de tecnologia. “Sem dúvida, a Unitec é uma catalizadora desse polo nascente de tecnologia, e a UFMG tem estrutura para capacitar profissionais e apoiar pesquisas desse segmento”, disse Davies William Monteiro, professor da UFMG e organizador do evento.

O presidente da Unitec, Frederico Blumenschein, ressalta a importância a parceria e cooperação com a universidade – algo comum e importante para o desenvolvimento do segmento de semicondutores em todo o mundo. Blumenschein afirma ainda que congressos como o Chip on The Mountains servem para debater questões atuais do setor e estimular o desenvolvimento do segmento no país, a partir da experiência internacional.

Entre os palestrantes, destaque para executivos de empresas como IBM e acadêmicos de universidades como Stanford (EUA) e Grenoble (França).

COMENTÁRIOS