Conheça a realidade virtual do game Sashira, desenvolvido em Minas Gerais


Quem visitar o Minas Gerais Audiovisual Expo na Serraria Souza Pinto neste domingo terá a chance de conhecer e imergir em uma experiência que ainda é inédita para a maior parte das pessoas: a realidade virtual. O evento receberá a primeira demonstração pública do Sashira, um jogo eletrônico desenvolvido em Minas Gerais, em uma parceria da Casa dos Quadrinhos com o curso de jogos digitais da PUC MG.

Para elevar ao máximo a imersão dos jogadores, em Sashira a imersão começa com o Google Cardboard, um acessório barato que usa smartphones para a realidade virtual. “Ele tem uma característica de ressignificar o celular. Com materiais simples, ele transforma o celular em um dispositivo capaz de uma poderosa experiência de realidade virtual”, explica Ronaldo Gazel, especialista em realidade virtual.

Além disso, o jogo também conta com o Leap Motion, uma tecnologia de captura de movimentos da mão, para que jogador realize comandos dentro do jogo. “Esse dispositivo foi feito inicialmente para substituir o mouse, mas não foi muito bem sucedido. Com a realidade virtual, se tornou uma alternativa viável para realizar comandos com a mão”, acrescentou Gazel.

Veterano na cena de desenvolvimento de jogos digitais em Minas Gerais, Ronaldo Gazel é um dos responsáveis pela adaptação do jogo a nova tecnologia.“Fui convidado pelo Cristiano Seixas da Casa dos Quadrinhos e depois que conheci, abracei o projeto”, relembrou.

O jogo é ambientado no universo pós-apocalíptico de Nuna, criado coletivamente pelos alunos e ex-alunos das duas instituições: “Nuna, que começou com o Eddie Vieira, foi o nosso universo com mais envolvimento de alunos e ex-alunos, não só da Casa de Quadrinhos, mas também do curso de Jogos Digitais da PUC. E o norte desse universo é o jogo da Sashira, que tem o mesmo nome da personagem principal”, explicou Cristiano Seixas, diretor da Casa dos Quadrinhos.

Ainda sem previsão de lançamento, Sashira será oficialmente apresentado no domingo. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Parceria bem sucedida


A parceria entre a Casa de Quadrinhos e a PUC não começou com o Sashira, mas certamente o jogo simboliza uma boa sinergia entre as duas instituições de ensino. “O projeto para gente é um espetáculo. Temos uma parceria com a Casa dos Quadrinhos que vai além dele, nossos alunos participam de eventos e aprendem lá conteúdos que nem sempre são abordados no curso. O que temos na PUC não briga com da Casa dos Quadrinhos e vice-versa”, detalhou Marcelo Nery, coordenador do curso de jogos digitais da PUC MG.

Segundo ele, o curso já está investindo na tecnologia de realidade virtual, que é usada no Sashira. “Há um ou dois anos começamos a introduzir conteúdos de realidade virtual no curso. Não existe uma matéria sobre isso no currículo, mas conseguimos abarcar em disciplinas que tem conteúdos dinâmicos. Em breve vamos receber unidades do Oculus Rift para projetos e pesquisas”, acrescentou ele.

E se para muitos mercados o momento da economia é desfavoravél, a visão de quem desenvolve jogos é que existe uma oportunidade para gerar valor. “Geralmente em uma crise financeira, o mercado de entretenimento vira uma válvula de escape. E esse mercado tende a crescer. A pessoa quer se divertir e nós podemos oferecer isso a um baixo custo, hoje você tem jogos que são gratuitos, você liga seu celular, contecta e já está jogando. A tendência do entretenimento é o crescimento”, conta Daniel Lima, professor do curso de jogos digitais da PUC MG. “Existe demanda. Existe gente querendo se divertir o tempo todo. Existe entretenimento sendo consumido o tempo todo”, finalizou.

 

 


COMENTÁRIOS