A partir do próximo dia 13, a exposição Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium inicia uma programação especial. Quem visitar a mostra no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) terá a chance de recriar obras de Oiticica e vivenciar outras experiências artísticas a partir de oficinas, workshops e apresentações musicais. A entrada é gratuita, sem necessidade de ingresso para participar (sujeito a lotação). Somente a oficina “Ontem, Hoje e Amanhã”, em 27/01, terá retirada de ingresso exclusivamente na bilheteria do CCBB BH, uma hora antes da atividade. 

“Fábrica de Relevos Espaciais” é a primeira atração do cronograma, em 13/01. A partir das 14h, a oficina envolverá a produção de pequenas estruturas tridimensionais e móbiles, inspirados em obras de Hélio Oiticica. Os Relevos do artista representam sua imersão no universo tridimensional. 

Os Parangolés, trabalhos icônicos de Oiticica, também serão tema de oficina em 20/01 e 03/02, às 14h. Durante a atividade, crianças e adultos produzirão suas próprias capas/vestimentas com frases de impacto. Alguns dos originais, que carregam reflexões e protestos, estão presentes na mostra.  

LEIA TAMBÉM: Estreia em Belo Horizonte experiência que combina drinks e arte no escuro: “Paint in the Dark”

Na oficina “Ontem, Hoje e Amanhã”, em 27/01, o foco é a difusão do design gráfico brasileiro, produzido nas décadas de 1960 e 1970, a partir dos trabalhos de Rogério Duarte. Assim como Oiticica, o artista baiano deixou importante contribuição à cultura nacional, tendo participado de movimentos como o da Tropicália. O evento começa às 19h30. 

Música no CCBB BH

Em 20/01, o visitante confere a fanfarra do bloco Sagrada Profana, num cortejo que promete entreter o público, emanando o espírito livre e transgressor presentes nos trabalhos de Oiticica. Começa às 16h. 

O Carnaval chega mais cedo ao CBB BH neste ano. Dentro da programação de Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium tem apresentação de integrantes da Verde e Rosa. Diretamente do Rio de Janeiro, passistas, ritmistas, baianas, mestre sala e porta-bandeira da agremiação Estação Primeira de Mangueira convidarão o público para a folia de Momo. Será em 03/02, às 16h. 

A Exposição de Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium

Hélio OiticicaDelirium Ambulatorium reúne mais de 80 trabalhos do brasileiro que marcou a história da arte mundial e influenciou gerações de artistas plásticos, músicos e pensadores. Abrange obras desde os anos 1950 até as últimas produções (Oiticica faleceu em 1980) nos anos 1970. São projetos, escritos, objetos, pinturas e instalações, como Bilaterais; Relevos Espaciais; Núcleos; Penetráveis; Bólides; e Capas-Parangolés,  réplicas para serem experienciadas pelos visitantes.  

Delirium Ambulatorium (1978), obra-conceito de Oiticica que dá nome à exposição, é um misto de proposição e performance, um “estado de invenção”, que coloca no centro de suas atenções a ideia de deambular na cidade como estopim crucial da invenção artística.  

LEIA TAMBÉM: BH Airport anuncia a estreia da Sky Airline no terminal mineiro

“Talvez esta seja a expressão mais radical da tentativa do artista de quebrar as distinções entre ateliê e rua, e, principalmente, entre artista e público, acionando o segundo como participante na atividade criadora e instaurando uma forma de expressão genuinamente disseminada e coletiva”, afirma o curador da mostra e pesquisador, Moacir dos Anjos. 

Confira a programação

  • Fábrica de Relevos Espaciais 

Data: 13/01  

Horário: 14h às 16h 

Entrada gratuita, sem necessidade de ingresso. Sujeito a lotação. 

  • Oficinas de Parangolés 

Datas: 20/01 e 03/02 

Horários: 14h às 16h 

Entrada gratuita, sem necessidade de ingresso. Sujeito a lotação. 

  • Fanfarra do bloco Sagrada Profana 

Data: 20/01 

Horário: 16h 

Entrada gratuita, sem necessidade de ingresso. Sujeito a lotação. 

  • Oficina Ontem, Hoje e Amanhã 

Data: 27/01 

Horário: 19h30 às 20h30 

Entrada gratuita, com retirada de ingresso exclusivamente na bilheteria do CCBB BH, uma hora antes do início da atividade.  

  • Bateria da Mangueira 

Data: 03/02 

Horário: 16h 

Entrada gratuita, sem necessidade de ingresso. Sujeito a lotação. 

  • Exposição Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium 

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – Pátio e galerias do 3ª andar 

Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG 

Período: até 05 de fevereiro de 2024  

Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h.  

Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no site do CCBB BH ou na bilheteria do CCBB Belo Horizonte 

Classificação indicativa: Livre 

Siga o @portaluaiturismo no Instagram.

The post CCBB BH: mostra oferece oficinas artísticas e antecipa o Carnaval com pocket show da Estação Primeira de Mangueira appeared first on Uai Turismo.