5,8% da população brasileira sofrem com depressão, segundo OMS -  (crédito: Getty Images)

5,8% da população brasileira sofrem com depressão, segundo OMS

crédito: Getty Images

Juliana Dutra, escritora, jornalista, atriz e estudante de psicanálise, aborda, no livro de ficção 'Amiga Conselheira', a relação entre duas amigas de infância que aparentemente compartilham todas as experiências juntas.

Mas, quando Giulia tenta suicídio, Maria Vitória vai ao hospital visitá-la e busca entender os pensamentos da menina, que sempre estava disposta a ajudar, mas nunca havia falado sobre os próprios sentimentos.

A partir disso, o enredo se desenvolve entre passado e presente, com um olhar reflexivo para investigar as dinâmicas das relações das protagonistas. A escritora usa a perspectiva analítica para tratar sobre as histórias pessoais das personagens, bem como os traumas, as experiências de vida e os problemas delas.

Com um ritmo lento, tato para dialogar sobre temas delicados e leveza na narrativa, o livro destrincha situações dolorosas às quais Giulia foi submetida. Bullying, abuso sexual, difícil convivência com uma família disfuncional composta por um pai alcoólatra e uma mãe conservadora, além da aceitação da própria sexualidade, são algumas das questões abordadas.

Juliana Dutra transita por todas as suas expertises profissionais para conversar com o público jovem-adulto de forma fluída e dinâmica. Os personagens foram inspirados na dramaticidade teatral, as reflexões são embasadas na psicanálise, e o texto conciso é reflexo da escrita jornalística. “Escrevi o livro que eu gostaria de ter lido aos 17 anos, para acolher pessoas que se sentem sozinhas no mundo”, afirma a escritora.

Ficha técnica

Livro: Amiga Conselheira
Autor: Juliana Dutra
Páginas: 172
Preço: R$ 50
Onde encontrar: Amazon