Com a iminente saída do ministro Rui Costa (Casa Civil) do governo para concorrer às eleições na Bahia, a secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior (PT-SP), já está na vitrine do Palácio do Planalto – e neste início de semana seu nome passou a constar, inclusive, da agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesta segunda-feira, 12, Miriam Belchior participou de uma reunião com Lula e Costa para tratar da liberação de emendas neste ano. Número dois da Casa Civil, a futura ministra é tida no Planalto como uma “veterana” nos assuntos da máquina federal – com mais experiência até que o atual titular.

Desde o primeiro governo de Lula, Belchior tem participação direta em assuntos importantes de interesse direto do presidente. Foi a primeira responsável, por exemplo, pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), depois entregue para Dilma Rousseff. No governo da própria Dilma, ela foi ministra do Planejamento e, depois, assumiu o comando da Caixa Econômica Federal. Na equipe de transição montada por Lula para o atual mandato, ficou responsável pelo grupo temático de infraestrutura. Belchior foi casa por dez anos com Celso Daniel, prefeito petista de Santo André (SP) assassinado em 2002.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

A data da saída de Rui Costa, que deve disputar uma das cadeiras da Bahia no Senado, ainda não foi definida. A escolha por Miriam Belchior é vista como natural, já que está em linha com o desejo de Lula de não desestruturar politicamente o governo. É por essa razão que, na maioria das pastas cujos titulares irão deixar seus postos até abril, os sucessores imediatos devem assumir o comando.

compartilhe