Além de garantir estabilidade e oportunidades de emprego, os concursos públicos são os principais responsáveis por fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir um atendimento de qualidade para a população em todo o Brasil.
A contratação de servidores efetivos por meio de concurso público traz estabilidade para a rede de saúde. Diferente de contratos temporários ou terceirizados, os profissionais concursados tendem a permanecer por mais tempo no cargo, o que pode assegurar a continuidade dos tratamentos.
Qualificação e atendimento mais seguro
O concurso público seleciona os candidatos mais preparados de forma transparente e isonômica, elevando o nível técnico das equipes. Quando um profissional é aprovado, significa que ele demonstrou ter o conhecimento necessário para exercer a função, o que pode refletir diretamente na segurança e na eficácia do atendimento ao paciente.
A ausência de um quadro fixo e qualificado sobrecarrega os profissionais existentes e abre portas para a precarização do trabalho. Equipes incompletas podem ocasionar em um ciclo de longas filas de espera, dificuldade de acesso a consultas e exames, e um sistema que luta para atender às demandas básicas da população.
Em meio a tanta escassez no sistema público de saúde, cada edital de concurso nessa área representa um investimento direto na estrutura do SUS. É a garantia de que o direito constitucional à saúde será assegurado por profissionais capacitados e comprometidos, fortalecendo a principal política pública do país.
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.
*Estagiária sob supervisão do editor João Renato Faria
