Não são todos os antigos aliados de Bolsonaro que prometem presença no ato marcado para 25 de fevereiro, em São Paulo -  (crédito: Leandro Couri/EM/D.A Press – 6/10/23)

Não são todos os antigos aliados de Bolsonaro que prometem presença no ato marcado para 25 de fevereiro, em São Paulo

crédito: Leandro Couri/EM/D.A Press – 6/10/23

 

Políticos que conhecem a fundo o ex-presidente Jair Bolsonaro consideram que ele pretende, com o ato de 25 de fevereiro, terceirizar responsabilidades pelas agressões ao Supremo Tribunal Federal (STF) e planos fracassados de ruptura institucional. Ao pedir que seus aliados não levem cartazes ou faixas com manifestações agressivas contra quem quer que seja, se houver uma mensagem nesse sentido, Bolsonaro poderá dizer que não controla os sentimentos da população que lhe dá respaldo, com frases do tipo, ”não sou eu, é o povo”.

Em tempo: Não são todos os antigos aliados de Bolsonaro que prometem presença no ato. O deputado Fausto Pinato (PP-SP), de direita, não vai: “É no mínimo uma incoerência Bolsonaro convocar um ato em defesa do estado de direito se, de certa forma, ele tentou dar um golpe”.

 

Nem vem

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, não pretende se afastar do comando do partido. Vale lembrar que, no escândalo do mensalão, quando Valdemar foi preso, ele foi substituído por Alfredo Nascimento, que lhe reportava todas as ações.

 

Desconfiados

No grupo mais ligado a Valdemar, há quem esteja com receio de que os bolsonaristas queiram tomar o partido de seu atual presidente. Os bastidores do PL fervem e já há quem diga que essa operação não deu certo no antigo PSL e não dará certo agora.

 

Eles não sabiam

Uma parte do PL foi surpreendida com a convocação do ato por Jair Bolsonaro. Valdemar Costa Neto, proibido de ter contato com o ex-presidente, não pode comparecer ao evento. Mas haverá interlocutores, tanto para Valdemar, quanto para Bolsonaro nesse período.

 

Pacheco na muda

Ainda não deve ser esta semana que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), dará uma palavra definitiva sobre a MP que reonerou a folha de salários. Com muitos parlamentares fora de Brasília, o governo ganhará mais uns dias.