O escritor mineiro Francisco de Morais Mendes venceu o Prêmio Academia Mineira de Letras 2026 com o livro de contos “A bala dos desarmados”. A premiação, patrocinada pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), concede R$ 40 mil ao autor e é um dos principais reconhecimentos da produção literária em Minas Gerais.

A obra, publicada pela Editora Sinete em 2025, foi escolhida entre livros de poesia, ficção em prosa, crônicas ou ensaios lançados em primeira edição ao longo daquele ano.

Leia Mais

Em “A bala dos desarmados”, a palavra é o personagem central que conecta as histórias. Cada conto explora como ela pode contrariar sua função de comunicar: esconde intenções, dificulta o contato e embaralha sentidos. O cenário é o tempo presente, marcado pelo excesso de informação e pela dificuldade em distinguir o verdadeiro do falso, onde a linguagem pode levar ao silêncio absoluto.

“Muita satisfação de ter o livro ‘A bala dos desarmados’ reconhecido por uma instituição com o prestígio e o respeito da Academia Mineira de Letras”, afirmou o autor. “Esse reconhecimento dá ao livro um lugar de destaque no acervo cultural do Estado, do País. Por isso o sentimento é de gratificação, uma imensa alegria.”

Sobre o autor

Nascido em Belo Horizonte em 1956, Francisco de Morais Mendes é jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele é autor de outros livros de contos, como "Escreva, querida", "A razão selvagem", "Onde terminam os dias" e "Sacrifício e outros contos".

Ao longo da carreira, recebeu oito prêmios literários, incluindo o Prêmio Minas de Cultura, do Governo do Estado, o Prêmio Cidade de Belo Horizonte, da Prefeitura de Belo Horizonte, e o Prêmio Autor 2018, em Lisboa.

Para o escritor, iniciativas como esta são importantes tanto para quem produz literatura quanto para os leitores. “Para o autor o prêmio é um indutor, um estímulo forte para continuar escrevendo. Para a sociedade, o prêmio é um balizador, pois vai assinalar as obras que passaram pelo crivo de um corpo de especialistas”, destacou.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

O Prêmio Academia Mineira de Letras reconhece a produção de autores nascidos no estado ou radicados em Minas há mais de cinco anos. A seleção ocorre por indicação dos acadêmicos, e a cerimônia de entrega será realizada em sessão solene da instituição.

compartilhe