Com o uso de tecnologias avançadas, o Grupo Projeta desenvolve trabalhos usando a arquitetura emocional e busca trazer ainda mais qualidade de vida aos habitantes  de um espaço -  (crédito: Divulgação/Grupo Projeta)

Com o uso de tecnologias avançadas, o Grupo Projeta desenvolve trabalhos usando a arquitetura emocional e busca trazer ainda mais qualidade de vida aos habitantes de um espaço

crédito: Divulgação/Grupo Projeta

Muito mais que entregar bem-estar, a arquitetura tem um papel fundamental no dia a dia dos habitantes de um espaço: o de despertar sensações diversas. E locais bem específicos, como escolas, universidades e hospitais, vêm sendo desenhados de forma a trazer tranquilidade, concentração e calma para alunos, pacientes e profissionais.

Sabendo disso, uma das grandes empresas dos ramos de arquitetura e engenharia, o Grupo Projeta, já vê a importância de desenhar projetos que levem em consideração o despertar das emoções humanas. Com o uso de tecnologias avançadas, o Grupo desenvolve trabalhos que têm o objetivo de trazer ainda mais qualidade de vida aos habitantes.

A seguir, você vai entender como o Grupo Projeta aplica na prática o conceito de arquitetura emocional.

Arquitetura emocional: um dos grandes conceitos trabalhados pelo Grupo Projeta

Com o novo hábito de ficar mais tempo em casa ou em ambientes mais acolhedores, tendência que surgiu com a pandemia da Covid-19, as pessoas passaram a se preocupar ainda mais com o bem-estar que os ambientes em que vivem oferecem, tornando-os melhores e mais agradáveis.

A arquitetura emocional é um conceito antigo que ganhou força nessa nova forma de pensar o lar. Significa provocar emoções específicas nos habitantes de um espaço, criando sensações condizentes com o seu objetivo (relaxamento, produtividade, criatividade, entre outras) e trazendo acolhimento e um melhor aproveitamento do local. É nesse tipo de arquitetura que o Grupo Projeta se baseia para criar projetos que não forneçam apenas uma utilidade básica, mas sim que despertem boas emoções em quem transita por eles.

Como funciona a inclusão social na arquitetura?

A inclusão social está diretamente ligada aos projetos de arquitetura e urbanismo, é pensando nisso que são desenvolvidas soluções que reduzem a limitação e aumentam a acessibilidade de diferentes pessoas em vários momentos da vida: crianças, idosos, pessoas com deficiência, entre outros.

Portanto, muito além dos conhecimentos técnicos, é preciso que os profissionais dessas áreas tenham sensibilidade para avaliar todos os detalhes e particularidades de um projeto que inclui todos os tipos de pessoas.

Sendo assim, a arquitetura inclusiva deve considerar conceitos como:

  • abrangência: o ambiente deve ter dimensões que comportem todos os corpos;
  • adaptabilidade: o ambiente deve aceitar mudanças, caso sejam necessárias;
  • igualdade: o ambiente deve aceitar todos os tipos de pessoas;
  • praticidade: o ambiente deve ser usado de forma simples, fácil e intuitiva;
  • segurança: o ambiente deve ser preparado para evitar acidentes.

Projetos para escolas: a arquitetura como ferramenta educacional

Ao longo do tempo, a relação entre arquitetura e educação foi se fortalecendo cada vez mais como uma das principais formas de redesenhar as relações entre espaço e habitante. Ou seja, a arquitetura, nesse caso, se torna mais uma ferramenta para uma boa educação.

A partir dessas análises, são criados novos projetos que consideram não apenas o bem-estar dos alunos, mas os colocam no centro do planejamento. Assim, os espaços são reconfigurados com layouts abertos a diversas possibilidades que integram o bem-estar físico e mental.

Grupo Projeta é responsável por soluções de engenharia que fazem a diferença para a sociedade

Com atuação inovadora, o Grupo Projeta é formado por empresas multidisciplinares e oferece um trabalho diverso para todo o Brasil nos ramos de arquitetura, engenharia e geotecnia. Dentre os serviços ofertados por uma equipe especializada, estão soluções em recursos hídricos e saneamento, investigações geotécnicas, prospecções ecológicas e ensaios de solos em laboratório e em campo.

O time do Grupo Projeta é composto por engenheiros, geotécnicos, geólogos, técnicos e arquitetos que atendem com eficiência cada cliente, respeitando as normas de qualidade e, claro, as necessidades do meio ambiente.

Escola Parque de Alta Floresta: um dos grandes sucessos do Grupo Projeta

Projeto Escola Parque de Alta Floresta feito pelo Grupo Projeta

Escola Parque de Alta Floresta é um dos projetos de sucesso feitos pelo Grupo Projeta pensando na arquitetura emocional

Divulgação/Grupo Projeta

Falando em arquitetura emocional, não é possível deixar de mencionar como exemplo um dos grandes cases construídos pelos arquitetos e engenheiros do Grupo Projeta: a Escola Parque localizada na cidade de Alta Floresta, no Mato Grosso.

Com um espaço de mais de 2.079 m², a Escola Parque de Alta Floresta foi planejada para atender cerca de 500 estudantes nos dois turnos, além de contar com um auditório de quase 200 lugares para atender a quaisquer necessidades.

O projeto se preocupa em oferecer um ambiente conectado com a natureza, adequado para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes, além de contribuir para a formação de cidadãos mais críticos, autônomos e preparados para os desafios da vida.

Conheça outros grandes trabalhos do Grupo Projeta

Drenagem do bairro Santo Antônio (Vitória/ES)

Drenagem do bairro Santo Antônio, em Vitória (ES)

Drenagem do bairro Santo Antônio, em Vitória (ES)

Divulgação/Grupo Projeta

O projeto de drenagem do bairro Santo Antônio, em Vitória (ES), abrangeu nove bacias de contribuição e teve o objetivo de sanar os problemas de escoamento, principalmente nas quatro áreas de alagamento presentes nas bacias de Travessa Santuário, Horácio Santos, José Ramos Filho e José Veloso.

A implantação do projeto foi feita numa área de 996.691 m², sendo a rede constituída por bocas de lobo, galerias celulares, bacias de detenção e dissipadores de energia utilizados para captar e direcionar para deságue seguro uma vazão de 22.132 L/s. Os lançamentos foram feitos na baía de Vitória e mais de 3 mil pessoas foram beneficiadas.

Restauração arquitetônica da Igreja São Francisco de Assis (Mariana/MG)

Projeto de restauração arquitetônica da Igreja São Francisco de Assis de Mariana (MG). Maquete eletrônica, fachada noroeste.

Projeto de restauração arquitetônica da Igreja São Francisco de Assis de Mariana (MG). Maquete eletrônica, fachada noroeste.

Divulgação/Grupo Projeta

A Igreja de São Francisco de Assis, localizada em Mariana (MG), é um dos primeiros exemplares do Barroco-Rococó no Brasil e foi construída em meados do século XVIII. A construção tem valor reconhecido pelo IPHAN desde 1938.

Por sua relevância histórica e artística, foi desenvolvido um projeto de restauração arquitetônica embasado nos postulados internacionais de restauração. O impacto desta reforma atingiu não somente os 60 mil habitantes da cidade, mas também os milhares de visitantes recebidos todos os anos.