Uma unidade militar dos Estados Unidos trabalha para fortalecer o compartilhamento de informações de inteligência e o apoio ao planejamento com as forças armadas sauditas, disse um oficial americano nesta terça-feira (15), enquanto o reino enfrenta ataques dos houthis, grupo armado apoiado pelo Irã.
O Comando Central dos EUA "tem uma força-tarefa em campo para aprimorar o compartilhamento de informações de inteligência e o apoio ao planejamento com as forças sauditas", disse o oficial, falando sob condição de anonimato.
Os houthis do Iêmen, que controlam grandes áreas do país, incluindo a capital Saná, intensificaram os combates contra as forças governamentais desde que a guerra civil recomeçou em julho.
O governo recebe apoio da vizinha Arábia Saudita, que está sob bloqueio marítimo do grupo rebelde e cujos navios começaram a ser atacados no Mar Vermelho.
Na semana passada, os houthis tomaram o controle da costa iemenita do Mar Vermelho e do Estreito de Bab el-Mandeb, uma passagem vital devido ao bloqueio do Estreito de Ormuz pelo Irã, outra importante rota de navegação para hidrocarbonetos no Oriente Médio.
Os houthis também atacaram a infraestrutura petrolífera na Arábia Saudita, o principal exportador mundial de petróleo, e o grupo afirma que o reino respondeu com dezenas de ataques aéreos no Iêmen.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
wd/mjf/cjc/mr/aa