A Bolsa de Nova York fechou em baixa nesta sexta-feira (14), pressionada pela queda dos gastos das famílias americanas no mês passado, em uma sessão marcada pelo volume reduzido de negocações.

O índice Dow Jones recuou 0,20%, o Nasdaq perdeu 0,28% e o índice amplo S&P 500 caiu 0,17%, após ter alcançado um recorde na véspera.

“A sessão transcorreu de forma tranquila, com os investidores focados principalmente no fim de semana”, declarou à AFP Jack Ablin, da Cresset. O analista destacou, em particular, o baixo volume de negociações.

O índice VIX, que mede a volatilidade e o nível de nervosismo dos mercados, atingiu seu menor patamar desde o período de Natal, tradicionalmente marcado por atividade reduzida.

No entanto, dois indicadores divulgados nas primeiras horas do dia mostraram a pressão sobre os orçamentos dos consumidores americanos.

As vendas no varejo caíram acentuadamente em julho, com retração de 0,6% na comparação mensal, atingindo o menor nível em mais de um ano. Analistas esperavam crescimento moderado.

Já o índice de confiança do consumidor da Universidade de Michigan recuou 7,6% em agosto na comparação com o mês anterior, segundo estimativa preliminar divulgada nesta sexta-feira, resultado muito abaixo das expectativas do mercado.

A retomada das hostilidades no Oriente Médio também pesou sobre esse indicador.

Esses dados, somados à desaceleração da inflação, reforçaram as expectativas de que o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) manterá as taxas de juros nos níveis atuais em sua próxima reunião, marcada para setembro.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

tmc/vb/dg/cr/ic

compartilhe