Três migrantes foram encontrados mortos após um naufrágio perto da ilha grega de Creta, onde uma operação de resgate marítimo está em andamento, informou a polícia portuária neste sábado (21).
Vinte migrantes foram resgatados na zona marítima de Kaloi Limenes por uma embarcação comercial que estava no local a mando do centro grego de busca e resgate.
Segundo a emissora pública ERT, houve um acidente quando a embarcação comercial se aproximava do barco de madeira usado pelos migrantes.
Durante o resgate, a embarcação comercial lançou escadas, mas quando os migrantes tentaram alcançá-las, as escadas foram repentinamente puxadas para um dos lados do barco.
Quatro lanchas de patrulha, uma aeronave e dois navios da agência europeia de vigilância de fronteiras Frontex continuam as buscas, disse uma porta-voz da Guarda Costeira grega à AFP.
Segundo a ERT, sobreviventes afirmam que havia cerca de 50 pessoas a bordo do barco naufragado.
Outra embarcação com cerca de 40 migrantes a bordo também foi localizada na mesma área, o que levou a uma nova operação de resgate.
Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), mais de 16.770 pessoas solicitantes de asilo na UE chegaram a Creta em 2025, um número significativamente maior do que em outras ilhas do Mar Egeu.
Diante do aumento de chegadas à ilha, o governo grego conservador suspendeu, durante três meses no verão passado, o processamento de pedidos de asilo para migrantes procedentes da Líbia que desembarcariam em Creta.
Segundo o ACNUR, 107 migrantes morreram ou desapareceram em águas gregas em 2025.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
mr/cn/jvb/avl/aa