A Sagrada Família de Barcelona atingiu seu ápice nesta sexta-feira (20), após a conclusão da cruz no topo de sua torre central, que coroa a igreja mais alta do mundo, com 172,5 metros. 

Um enorme guindaste amarelo içou a peça final da grande cruz branca, com 17 metros de altura e 13,5 metros de largura, completando a torre de Jesus Cristo, a mais elevada das 18 projetadas por Antoni Gaudí há mais de 140 anos, elevando-a a uma altura de 172,5 metros. 

Centenas de turistas do lado de fora do templo observaram com curiosidade enquanto a cruz era depositada na torre, uma manobra realizada com um guindaste e auxiliada por operários suspensos por cintos de segurança. 

O topo do templo, agora o edifício mais alto da cidade, fica um pouco abaixo da montanha de Montjuïc, de 177 metros, seguindo as instruções do brilhante arquiteto catalão, um católico devoto, que não queria ultrapassar o que considerava a obra de Deus.

Tornou-se a igreja mais alta do mundo no final de 2025, quando tomou o recorde da Catedral de Ulm, na Alemanha.

Os andaimes ainda cercam a torre e serão gradualmente removidos para que esteja pronta até 10 de junho, data prevista para sua bênção, coincidindo com o centenário da morte de Gaudí. 

Espera-se que o papa Leão XIV compareça à cerimônia, embora ainda não tenha confirmado sua presença. 

A instalação da cruz marca um passo importante na criação do templo com entrada paga mais visitado da Espanha, com 4,8 milhões de ingressos vendidos em 2024.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

rs/al/du/erl/aa/fp

compartilhe