Ataques israelenses causaram quatro mortes no leste do Líbano, relataram neste domingo (15) fontes oficiais locais, enquanto o exército israelense disse que tinha como alvo o grupo palestino Jihad Islâmica.

Apesar de uma trégua desde novembro de 2024 que busca pôr fim a mais de um ano de hostilidades entre o Hezbollah e Israel, este último realiza ataques regularmente no Líbano e mantém tropas em cinco áreas que considera estratégicas.

O exército israelense diz, em geral, que seus ataques se dirigem ao Hezbollah, movimento islamista apoiado pelo Irã, embora também ao grupo palestino Hamas.

O ataque deste domingo parece ser o primeiro contra o grupo Jihad Islâmica anunciado por Israel desde o cessar-fogo.

Segundo a agência oficial de notícias libanesa ANI, um drone israelense “atacou um veículo na fronteira entre o Líbano e Israel”, com um saldo de quatro mortos. O Ministério da Saúde do Líbano confirmou o número.

O exército israelense indicou em um comunicado que “atingiu terroristas da Jihad Islâmica Palestina na região de Majdal Anjar”.

Desde o cessar-fogo de novembro de 2024, mais de 370 pessoas morreram em incursões israelenses no Líbano, segundo um levantamento da AFP baseado em dados do Ministério da Saúde.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

lg/cgo/vl/cjc/dga/ic

compartilhe