A Bolsa de Nova York fechou nesta sexta-feira (23) com resultados mistos, após registrar realização de lucros.
O índice Dow Jones recuou 0,58%, o Nasdaq avançou 0,28% e o S&P 500 encerrou praticamente estável (+0,03%).
"Hoje há um pouco de realização de lucros após uma semana muito agitada no plano geopolítico", comentou à AFP Peter Cardillo, da Spartan Capital Securities.
Os investidores fazem uma pausa após a forte alta de quinta-feira, provocada pela guinada de Donald Trump na quarta-feira no fórum econômico de Davos, onde anunciou um "marco" para um futuro acordo sobre a Groenlândia e retirou suas ameaças tarifárias e militares.
Uma fonte a par das conversas indicou à AFP que Washington e a Dinamarca iriam renegociar, em particular, seu acordo de defesa sobre o território autônomo dinamarquês, que data de 1951.
"O mercado também se mostra hesitante em relação à próxima semana, que será um período importante em termos de resultados (...) com a divulgação do desempenho de várias grandes empresas de tecnologia", observa Peter Cardillo.
Entre as empresas que divulgarão resultados estão Microsoft, Tesla e Apple.
Na sexta-feira, "o setor de tecnologia mostrou resiliência apesar da forte queda da ação da Intel após projeções decepcionantes", observaram os analistas do Briefing.com.
A ação da gigante dos chips despencou 17%, para 45,08 dólares, após o anúncio, na quinta-feira, de uma previsão de receita entre 11,7 bilhões e 12,7 bilhões de dólares para o primeiro trimestre, o que representaria, no melhor dos casos, estagnação e, no pior, uma retração de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os investidores também aguardam a reunião do banco central norte-americano (Fed) na terça e na quarta-feira, ao término da qual as taxas devem ser mantidas sem alterações, segundo Cardillo.
"O que esperamos sobretudo é ver que tipo de comunicado eles farão", ressaltou.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
ni/tmc/nth/dga/mel/mr/mel/am