A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta segunda-feira (12), apesar das preocupações com a independência do Federal Reserve (Fed) após a abertura de uma investigação criminal contra o presidente do banco central dos Estados Unidos.
O índice amplo S&P 500 subiu 0,16% e o Dow Jones 0,17%, ambos alcançando novos recordes, enquanto o Nasdaq avançou 0,26%.
No início da sessão, Wall Street abriu em baixa, com “as ameaças que pairam sobre a independência do Fed como um dos principais fatores dessa fraqueza”, explicou Patrick O’Hare, da Briefing.com.
O presidente do Fed, Jerome Powell, informou no domingo que o banco recebeu uma intimação do Departamento de Justiça relacionada ao seu depoimento no Senado em junho, no qual tratou de um grande projeto de reforma dos escritórios da instituição.
A intimação, que pode resultar em ações penais contra ele, ocorre em meio às pressões do presidente americano sobre o Fed para que reduza drasticamente as taxas de juros, enquanto a inflação segue acima da meta de 2%.
“Mas um apoio onipresente em favor da independência do Fed ressoou ao longo do dia e ajudou a corrigir parcialmente o mercado”, disse à AFP Art Hogan, da B. Riley Wealth Management.
Ex-presidentes do Fed denunciaram uma instrumentalização da Justiça destinada a “minar a independência” do órgão.
“A história demonstrou que a independência dos bancos centrais é primordial”, acrescentou Art Hogan.
Os investidores aguardam nesta terça-feira a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de dezembro. “Uma queda inesperada seria certamente bem recebida, mas uma alta surpreendente pode acarretar maior volatilidade nos mercados”, detalhou Hogan.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
ni/tmc/yk/mvl/val/cr/mel/ic/mvv