A Nicarágua assinou acordos comerciais com cinco regiões ucranianas ocupadas pela Rússia, informaram meios de comunicação oficiais de Manágua nesta segunda-feira (22).
Os acordos com as regiões de Luhansk, Donetsk, Zaporizhzhia, Kherson e Sebastopol (Crimeia) foram subscritos em Moscou por Laureano Ortega Murillo, filho dos copresidentes Daniel Ortega e Rosario Murillo, aliados do mandatário russo, Vladimir Putin.
"Ficamos muito honrados de firmar estes acordos de cooperação com estas regiões e repúblicas [...] que reivindicaram seu direito histórico de ser parte integral da Federação da Rússia", declarou Ortega Murillo, segundo o portal oficial El 19 Digital.
A Nicarágua prevê exportar alimentos e produtos agropecuários, entre outros, para estas regiões. "Estamos prontos para receber delegações das repúblicas e regiões com as quais estamos assinando estes acordos", afirmou Ortega Murillo.
O país centro-americano é o principal aliado de Rússia e China na região. Os vínculos com estas potências são conduzidos pelo filho dos copresidentes, de 48 anos.
O exército russo invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e agora ocupa cerca de 20% desse país. Moscou afirma que cinco regiões ucranianas fazem parte de seu território: Donetsk, Kherson, Luhansk, Zaporizhzhia e Crimeia.
Em 2008, a Nicarágua também reconheceu a independência - instigada pela Rússia - das regiões separatistas georgianas de Abecásia e Ossétia do Sul. Além disso, confirmou a anexação da Crimeia por Moscou em 2014.
Rússia e Nicarágua mantêm uma estreita cooperação econômica e militar após o retorno de Ortega ao poder em 2007. O mandatário é um antigo aliado de Moscou que governou a Nicarágua desde o triunfo da Revolução Sandinista de 1979 até 1990.
bur-hma/fj/dga/yr/aa