O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (15) que chegou a um acordo comercial com a Indonésia, que poderia permitir ao país do sudeste asiático evitar tarifas além do mínimo de 10% imposto por Washington. 

O governo Trump tenta concluir acordos comerciais com seus parceiros, a quem o presidente republicano ameaçou com tarifas adicionais pesadas. 

Até o momento, Washington só chegou a acordos com o Reino Unido e o Vietnã, além de concordar com a China para reduzir temporariamente as tarifas "recíprocas". 

Na semana passada, Trump ameaçou as importações de produtos indonésios com uma tarifa de 32% a partir de 1º de agosto. 

"Ótimo acordo, para todos, acertado com a Indonésia. Negociei diretamente com o seu muito respeitado presidente", escreveu Trump nesta terça-feira em sua plataforma Truth Social, sem fornecer detalhes. 

Em abril, Trump impôs uma tarifa mínima universal de 10% a quase todos os parceiros comerciais dos Estados Unidos e tarifas muito mais altas a dezenas de economias, entre elas a Indonésia. 

Recentemente, o governo adiou para 1º de agosto o prazo para que essas tarifas mais altas entrassem em vigor (o prazo anterior era 9 de julho).

els-bys/er/erl/db/aa/jc

compartilhe