Um trabalhador agrícola morreu após ter ficado ferido em uma batida da polícia de imigração perto de Los Angeles, em fazendas legalizadas de maconha, onde ocorreram enfrentamentos entre agentes e manifestantes, anunciou um sindicato agrícola dos Estados Unidos nesta sexta-feira (11).

"Lamentamos confirmar que um trabalhador agrícola faleceu por causa dos ferimentos sofridos durante a operação de controle de imigração realizada ontem [quinta-feira]", informou na rede X a organização United Farm Workers, que não deu mais detalhes sobre as circunstâncias da morte. 

A operação ocorreu em Carpinteria e Camarillo, duas localidades rurais do condado de Ventura, situadas cerca de 110 km a oeste de Los Angeles. 

O Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) informou em comunicado que os agentes federais "detiveram cerca de 200 estrangeiros em situação irregular nos dois lugares". 

Durante a operação, segundo o DHS, mais de 500 pessoas "tentaram interromper o trabalho" dos agentes. 

"Danificaram veículos e um agitador violento efetuou disparos contra agentes da ordem" antes de empreender fuga, detalhou o DHS.

pr-rfo/vla/ad/mel/rpr

compartilhe