O tenista italiano Jannik Sinner, número 2 do mundo e fora do Masters 1000 de Roma, que começa na quarta-feira, anunciou neste domingo (5) que só jogará o torneio de Roland Garros se estiver em plenas condições físicas. 

"Só competirei em Roland Garros se estiver 100%. Se houver alguma dúvida, será preciso refletir", declarou o italiano durante a entrevista coletiva em Roma. 

"Não quero entrar em detalhes (sobre a lesão), no início achávamos que não era, entre aspas, um problema sério, mas os exames mostraram que há algo que não está 100% bem", continuou o vencedor do Aberto da Austrália de 2024. 

"Acho que a situação está controlada. Uma coisa é certa: se não estiver 100% curado, farei outra pausa, porque não quero perder três anos de carreira", prosseguiu ele. “Não estou com pressa, dói (não jogar), mas curar meu corpo é a coisa mais importante", insistiu Sinner.

O italiano desistiu da competição romana no sábado: "O torneio era a minha prioridade este ano porque não jogo com frequência na Itália". 

Sinner sofre de dores no quadril direito que o obrigaram a abandonar antes de sua participação nas quartas de final do Masters 1000 de Madri. 

Agora ele terá "uma pausa de uma semana, uma semana e meia". 

"Minha preparação para Paris não será a ideal porque não resta muito tempo, mas o que é certo é que darei tudo para poder jogar", garantiu Sinner. 

O italiano dominou o início da temporada: antes da ausência em Madri, obteve 28 vitórias e apenas duas derrotas desde o início do ano. Em janeiro, ele conquistou seu primeiro título de Grand Slam ao vencer o Aberto da Austrália. 

Depois, venceu em Roterdã e Miami, elevando seu retrospecto para treze títulos. 

O outro grande objetivo dos melhores tenistas do mundo da atualidade são os Jogos Olímpicos de Paris-2024, que serão realizados nas quadras de saibro de Roland Garros. 

Porém, esta não é a melhor superfície para Sinner, que só tem um título no saibro (Umag em 2022). Seu melhor resultado em Roland Garros foram as quartas de final de 2020 nas quais perdeu em três sets para o espanhol Rafael Nadal.

jr/dam/mcd/aam