Ao menos 15 pessoas morreram na Indonésia devido a enchentes e deslizamentos de terra que destruíram dezenas de casas e estradas, informou a agência de mitigação de desastres do país neste sábado (4). 

Estes tipos de eventos são comuns na Indonésia durante a estação chuvosa, mas o desmatamento agrava o problema em alguns locais. 

A área mais afetada foi a regência de Luwu, na província de Celebes Meridional, onde houve vários deslizamentos de terra nas primeiras horas da manhã.

"Um total de 14 moradores morreu por inundações e deslizamentos de terra na regência de Luwu", disse Abdul Muhari, porta-voz da agência de mitigação de desastres BNPB. 

A agência observou que mais de 100 casas sofreram graves danos e que 42 foram destruídas. Quatro estradas e uma ponte também foram danificadas. 

Em outra zona da mesma província, pelo menos uma pessoa morreu e duas ficaram feridas nas inundações de sexta-feira, disse o porta-voz em outro comunicado. 

Este enorme arquipélago no sudeste asiático sofreu uma série de eventos climáticos extremos nesta estação chuvosa que os especialistas consideram mais provável devido à mudança climática.

mrc-jfx/mtp/dbh/meb/aa