O cais temporário construído no litoral de Gaza pelo Exército americano com o objetivo de aumentar a chegada de ajuda ao território palestino custará aos Estados Unidos cerca de 320 milhões de dólares (1,6 bilhão de reais), informou o Pentágono nesta segunda-feira (29). 

"Essa é a nossa estimativa aproximada no momento, cerca de 320 milhões de dólares", disse aos jornalistas Sabrina Singh, porta-voz adjunta do Departamento de Defesa americano. 

"É um custo inicial" do cais temporário, cuja construção começou na semana passada, acrescentou. 

Diante do bloqueio israelense à entrega de ajuda humanitária por terra a uma Faixa de Gaza submersa em uma grave crise humanitária, o presidente americano Joe Biden anunciou no início de março a construção de um porto artificial. 

A ajuda humanitária chegará inicialmente ao Chipre, onde será controlada, afirmou um comando militar americano na quinta-feira. 

A seguir, será transferida a uma plataforma flutuante em frente ao litoral de Gaza e depois ao embarcadouro. Uma vez nesse local, as organizações humanitárias ficarão a cargo dela e será transportada em caminhões. 

No domingo, a Casa Branca informou que o cais deve permitir a entrega de mais ajuda humanitária a Gaza em um prazo de "duas a três semanas". 

John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, destacou que esse transporte marítimo não substituirá os comboios terrestres. 

wd/rle/ube/erl/mel/dd/aa