O secretário de Estado americano, Antony Blinken, insistiu nesta quinta-feira na necessidade "urgente" de que o Congresso dos Estados Unidos aprove um pacote de ajuda militar à Ucrânia, antes de se reunir com o ministro das Relações Exteriores de Kiev, na ilha italiana de Capri. 

"Neste momento, é urgente que todos os amigos e apoiadores da Ucrânia se esforcem ao máximo para dar à Ucrânia o que ela precisa para continuar defendendo-se de forma efetiva da agressão russa", disse Blinken à imprensa, ao reunir-se com seu homólogo ucraniano Dmitro Kuleba.

O encontro bilateral ocorreu antes da reunião de ministros das Relações Exteriores do G7 – composto por Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e Japão – dedicada à Ucrânia marcada para a tarde desta quinta-feira. 

Uma fonte diplomática da Itália, que neste ano exerce a presidência rotativa do G7, indicou que o objetivo é acelerar a entrega de sistemas de defesa para a Ucrânia, que enfrenta uma invasão russa desde fevereiro de 2022. 

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos, controlada pela oposição republicana, marcou para sábado a votação de um novo pacote de ajuda de 61 bilhões de dólares (cerca de 300 bilhões de reais) à Ucrânia, defendido por Joe Biden e bloqueado há vários meses.

lb-ar/ide/an/zm/jc/fp