Ao menos 18 rebeldes maoistas morreram em confrontos com as forças de segurança no leste da Índia, informou a polícia nesta terça-feira (16). 

Os guerrilheiros morreram no estado de Chhattisgarh, onde este ano ocorreram várias operações contra os rebeldes que estão em uma insurreição desde 1967.

O inspetor-geral da polícia do distrito de Bastar, Sundarraj Pattilingam, afirmou que os 18 rebeldes morreram na área de Kanker, ao sul da capital do estado, Raipur, e que três agentes das forças de segurança ficaram feridos. 

Quase 70 insurgentes maoistas morreram na Índia desde o início do ano, segundo números da polícia, a maioria no estado de Chhattisgarh. 

A Índia mobilizou dezenas de milhares de soldados para lutar contra os maoistas em uma área conhecida como "Corredor Vermelho", uma faixa que passa por estados do centro, sul e leste do país, e conseguiu reduzir o território onde opera a insurreição.

A guerrilha naxalita afirma que luta pelos moradores das áreas rurais e pelos marginalizados. Seus redutos ficam em regiões nas quais grande parte da população vive na pobreza, sem acesso aos serviços básicos.

bb/gle/ssy/an/mb/fp/aa